Exercícios

Conheça 8 posições de yoga e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 30/06/2015

Os benefícios da atividade como um todo já são conhecidos, mas cada uma das posições de yoga pode trazer um trabalho mais focado em alguma aspecto físico ou mental. Executá-las diariamente pode trazer melhora significativa do corpo e da mente.

A yoga, diferente do que muitos pensam, não é apenas um tipo de atividade física. É uma filosofia com mais de dois mil anos que abrange exercícios para o corpo e para a mente, guiando os “yogis” para lidar melhor com as adversidades do ser humano e da vida.

posições de yoga

Prática de yoga tem se popularizado e traz benefícios para o corpo e a mente. Foto: iStock, Getty Images

 

A parte dos exercícios se originou na hatha yoga, um veículo para a meditação. As posições de yoga promovem a calma dos nervos e dos músculos e a força para permanecer muito tempo na mesma posição limpando e acalmando a mente.

Praticando as posições de yoga

A prática de qualquer atividade física não é recomendada para quem não conhece os exercícios e nunca teve o acompanhamento de um profissional qualificado. Para entender melhor como desenvolver as posições de yoga é preciso procurar um professor formado nesta modalidade.

A yoga não trabalha apenas o alongamento e fortalecimento do corpo, ela tem impacto em aspectos mais profundos. Ao exercitar posições de yoga que exigem equilíbrio, você também estimula a busca pelo balanço mental e emocional.

Saber como ativar corretamente cada parte do corpo e da mente exige um mínimo de conhecimento para evitar lesões e uma prática sem foco. Muitas das posições de yoga também exigem preparo do corpo, feito com posturas mais fáceis antes de tentar algo mais desafiador. Por isso é tão importante a orientação e acompanhamento de um profissional.

 

Posições de yoga e seus benefícios

Cachorro olhando para baixo

Acalma o cérebro, estimula a circulação sanguínea, fortalece o coração, os pulsos e os músculos dos braços e alivia tensões no pescoço e nos ombros.

Cachorro olhando para cima

Estimula a circulação para os órgãos abdominais, tonifica o trato digestivo, alonga o torso, aumenta a flexibilidade nas costas e estimula os nervos na espinha dorsal.

Árvore

Melhora a paciencia com o próprio corpo no desenvolvimento das posições de yoga e trabalha o equilíbrio. Aumenta a flexibilidade nos tornozelos, joelhos e articulações do quadril e fortalece a musculatura oblíqua.

 

posições de yoga 

Criança

Acalma o sistema nervoso central, alivia dores nas costas e relaxa todos os músculos do tórax e dos braços.

Savasana

Também conhecida como postura do defunto, ela é ideal para encerrar as atividades. Promove um relaxamento consciente, revigora o corpo e a mente e promove a absorção dos benefícios físicos e mentais de uma sessão de yoga.

Barco

Fortalece os quadris e tonifica os músculos abdominais, melhorando a digestão. Auxilia na liberação de gases.

Meia lua

Fortalece pernas, tornozelos, abdomen, glúteos e a espina, alongando estas mesmas regiões do corpo, melhora a coordenação motora e o equilíbrio. Tem efeito terapêutico, ajudando a diminuir a ansiedade, cansaço, dores menstruais e constipação.

Roda

Abre o peito dando mais espaço para os pulmões, alonga braços, a coluna, as pernas, o abdomens e os glúteos, estimula a tireoide e a glândula pituitária, energiza o corpo e combate a depressão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!