Exercícios

Strongfit promete unir força, flexibilidade e equilíbrio

Por Redação Doutíssima 10/09/2015

Um treino de strongfit parece realmente um desafio, mas também pode trabalhar seu corpo de uma maneira que você nunca viu. Para aumentar força, flexibilidade e equilíbrio, a modalidade usa técnicas e equipamentos diferentes daqueles das academias tradicionais – pneus de trator, madeira e cordas, por exemplo.

 

Segundo seus idealizadores, é uma metodologia pioneira e que proporciona saúde, beleza e bem-estar.

strongfit

Modalidade que usa pneu de trator nos treinos porporciona fortalecimento muscular. Foto: Shutterstock

 

Strongfit melhora saúde e estética

Ter uma modalidade que ajuda a emagrecer, definir os músculos, proporcionar ganho de massa muscular e melhorar a saúde é o sonho de muitas pessoas. Afinal, para conseguir tudo isso é preciso horas de academia, com musculação e treinamento aeróbico. Pois esse é o objetivo do strongfit.

 

O método foi criado pelos professores de Educação Física Luciano Dias e Ricardo Mitsuo, e se baseia em dois tipos de treinamento. O primeiro é o Strongman, esporte com base em levantamento de peso no qual os atletas competem em diversos eventos envolvendo diferentes aspectos de força mental e física, velocidade e resistência.

“O strongfit utiliza provas do Strongman, porém adaptadas onde temos praticantes de diferentes faixas etárias e portadores ou não de necessidades especiais”, explica Luciano Dias

 

Além disso, a técnica inclui alguns princípios do treinamento funcional, que trabalha todo o corpo, corrigindo e fortalecendo os músculos. Segundo seus idealizadores, durante o treino, as pessoas passam por exercícios de força, resistência e cardiorrespiratórios combinados entre si, dentro de uma metodologia própria, para que cada um alcance seu objetivo.

 

“As aulas são bem divertidas, os treinos dinâmicos e desafiadores, diferente da proposta das academias tradicionais. O strongfit reúne diversos perfis que conseguem interagir através desta metodologia própria, pioneira, que proporciona saúde, beleza e bem-estar”, indica Ricardo Mitsuo.

 

Strongfit: um treino diferente e eficaz

Ao acompanhar um treino, talvez você ache estranho ver pessoas usando pneus de trator e pedaços de madeira para levantar peso, transportar, arrastar ou arremessar. Durante a aula, há algumas das provas mais clássicas do Strongman competitivo, como erguer um tronco ou objeto similar acima da cabeça, ou arremessar um pneu de trator ou caminhão a uma certa distância.

 

Com esses exercícios, é possível trabalhar o recrutamento de músculos e melhorar a coordenação intra e intermuscular e a capacidade cardiovascular e cognitiva, já que você vai precisar de uma estratégia para conseguir realiza-los.

 

A ideia pode parecer fácil, mas devido ao peso dos equipamentos, uma aula muitas vezes revela-se um grande desafio. Os treinos também são bastante intensos, o que ajuda a queimar calorias, promover o emagrecimento e fortalecer os músculos. Se você está em busca de uma maneira de se manter ativo e promover o próprio bem-estar, essa pode ser uma ótima alternativa.

 

É um método seguro?

Tombar um pneu de trator ou levantar um tronco talvez não pareça muito seguro à primeira vista. No entanto, os idealizadores do treino garantem que ele pode ser adaptado.

“É importante ressaltar que a periodização, ou seja, organizar os exercícios e suas intensidades, é realizada com bastante cuidado nos treinos de strongfit, pois além das provas de Strongman adaptadas, engloba-se também o treinamento clássico com pesos, como o Powerlifting e a Musculação propriamente dita”, ressalta Luciano Dias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!