Beleza > Estética

Água de colônia, eau de toilette e parfum: Qual é a diferença entre os tipos de perfume?

Por Debora Stevaux 31/05/2018

Com uma infinidade de opções, uma das principais dúvidas das pessoas na hora de escolher o perfume é a marca. Mas o que a maioria não sabe é que há uma série de outros fatores determinantes para fazer essa compra. Um deles certamente é sobre os tipos de perfume, que acabam por definir qual é a melhor ocasião para usá-los.

: Com uma infinidade de opções, é comum que as pessoas fiquem perdidas na hora de escolher um perfume e prestem atenção somente na marca. Porém, saber diferenciar os tipos de perfume também é fundamental para fazer uma boa compra. (Foto: iStock)

Se você já comprou um perfume porque achou seu aroma maravilhoso e ao usar no dia a dia acabou deixando de lado porque achou muito enjoativo, provavelmente isso aconteceu porque você não sabe a diferença entre água de colônia, eau de toilette e parfum.

Leia mais: Quais são os óleos essenciais e produtos de beleza adequados para cada signo?

E para que isso não aconteça nunca mais e você não gaste dinheiro à toa – porque perfumes costumam ser bem caros, contamos com os esclarecimentos de Nathalia Carravetta, desenvolvedora de aromas da L’esponge, sobre cada especificidade para te ajudar a fazer a escolha certa. Então, vamos lá?

 

  • Água de colônia

 

São aqueles perfumes ideais para serem usados durante o dia por funcionarem como um prolongamento do frescor e do cheirinho maravilhoso do banho. Não costumam ser enjoativos porque sua concentração essencial geralmente não extrapola os 5%.

Então, sua fixação na pele é menor e dura, em média, cinco horas. Então, você pode usá-la sem muita parcimônia, principalmente em dias mais quentes, quando transpira mais. Se você está num dia cheio de compromissos, leve um pouquinho em um frasco bem fechado para continuar o dia cheirosa.  

Veja também: Confira dicas para acertar no perfume e ficar sempre cheirosa

 

  • Eau de toilette

 

Esse tipo é um intermédio entre a água de colônia e o parfum, por não ser tão forte e nem tão fraco. E também pode ser encontrado pelo nome de neo colônia. Essa também é a variação de perfume mais comum no mercado, sua concentração geralmente varia de 10% a 12% de essência, o que a torna ideal para usar durante o dia, visto que sua fixação na pele permanece por 4h a 8h. A especialista indica que a aplicação seja feita em maior quantidade, e em regiões estratégicas como nuca, pescoço, pulso e atrás das orelhas.

Leia mais: Tipos de perfume: saiba o que é a fragrância amadeirada

  • Parfum

Esse é um dos tipos de perfume que tem maior concentração de essência na sua fórmula, cerca de 15%. E é justamente por esse motivo que precisa de mais cuidado e uma menor quantidade para fazer efeito durante a aplicação.

A recomendação de Nathalia Carravetta é apenas uma borrifada para aqueles aromas mais florais e amadeirados e duas, quando se trata dos cítricos. Normalmente, o cheiro dura por 12 horas e, por ser um dos tipos mais marcantes, é ideal que seja usado à noite ou em ocasiões especiais.

Veja também: Os 10 perfumes importados mais vendidos e amados no mundo