Guia dos Dentes

Mascar chicletes melhora ou prejudica a concentração?

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

Desde pequenos, somos familiarizados com as gomas de mascar, os populares chicletes. Com o passar dos anos, apesar de crescidos, é bastante comum mantermos o hábito de mascar chicletes, ainda que seja eventualmente. O que poucas pessoas sabe é que mascar chicletes exerce um impacto na concentração. Você sabe dizer se ele é positivo ou negativo?

Mascar chicletes sem receio

Como apreciadores da goma de mascar, para que tenhamos um consumo consciente e continuemos a mascar chicletes sem receio, precisamos conhecê-lo melhor.

Estudos não são conclusivos sobre os impactos de mascar chicletes na memória. Foto: Shutterstock

Estudos não são conclusivos sobre os impactos de mascar chicletes na memória. Foto: Shutterstock

Todo mundo já sabe que mascar chicletes pode causar cáries nos dentes, agora, que eles podem ser úteis na resolução de uma tarefa escolar, por exemplo, é uma novidade pra lá de animadora aos seus adeptos – e preocupante para os professores que tentam evitar que os alunos adotem o hábito em sala de aula.

Mascar chicletes melhora a concentração

O que ocorre é que há inúmeros estudos já publicados mostrando que mascar chicletes aumenta de forma considerável o desempenho mental. Como exemplo, é possível citar o impacto positivo sobre as funções cognitivas, como a concentração e memória, além do tempo de reação, o qual costuma apresentar uma melhora significativa em pessoas que têm por hábito mascar chicletes.

Estima-se que este benefício de mascar chicletes decorra do aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, o qual se dá a partir da mastigação. Conforme estudos, neste momento, ocorre o aumento de envio de oxigênio para o cérebro, de forma a ajudar na melhora da memória e de outras funções cognitivas. No entanto, o assunto ainda é cercado de há controvérsias.

Pesquisas sobre mascar chicletes

Se, por um lado, já vimos que estudos argumentam que mascar chicletes durante uma prova na escola ou em um concurso público, por exemplo, pode ajudar na resolução dos problemas, há também correntes contrárias.

Recentemente, um novo estudo sugeriu que não é bem assim. Pesquisadores descobriram que mascar chicletes pode fazer com que você acabe com a sua memória de curto prazo.

Participantes deste estudo, ao mascar chicletes, tinham mais dificuldade para memorizar a ordem de palavras e números de uma determinada lista, quando comparados às demais pessoas que não estavam mastigando nada.

Outros estudos, também recentes, seguiram na mesma linha ao revelar que qualquer melhoria cerebral ocasionada pelo hábito de mascar chicletes não dura mais do que 20 minutos, na melhor das hipóteses.

As novas pesquisas podem parecer notícias ruins para quem é viciado em mascar chicletes, mas nem tudo está perdido. A ideia repassa por elas é que mascar chicletes pode piorar a capacidade de memorização em curto prazo, mas pode melhorar o raciocínio abstrato.

Afinal, posso ou não mascar chicletes?

Você agora deve estar se perguntando: devo ou não continuar mascando chicletes? O que fica como conclusão desta série de estudos é o seguinte: se você precisa muito da memória em curto prazo no trabalho e no dia a dia, abandonar o hábito de mascar chicletes parece ser uma escolha adequada.

Por outro lado, se você quer pensamentos mais abstratos ao longo do dia, mascar chicletes pode ser uma boa pedida. Neste caso, deixe de lado aquele papo que sempre lhe fez acreditar que mascar chiclete faz mal. Só não se esqueça de mastigar e jogar seu chiclete no lixo depois, ok?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Hábitos prejudiciais para a saúde bucal

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Jogos: ensinar saúde bucal para crianças e adolescentes

Saúde bucal: 12% da população brasileira nunca foi ao dentista

Doutor explica o que acontece quando você lê seus exames laboratoriais

Entendendo os exames laboratoriais: saiba o que é o colesterol total e quando ele é saudável