Saúde

Idosos e crianças sofrem mais com a desidratação no verão

Por Redação Fortíssima 11/02/2019

Beber bastante líquido é um hábito obrigatório, especialmente no verão. Em dias quentes, nosso organismo perde muito líquido através do suor para expulsar o calor e manter a temperatura do corpo equilibrada. É por isso que o risco de desidratação nessa época é grande – e, segundo especialistas, é ainda maior em idosos e crianças.

Tábata Antoniaci, gastroenterologista do Grupo São Cristóvão Saúde, afirma que as duas faixas estão bem mais propensas a serem atingidas pelo problema. “As crianças desidratam mais facilmente devido às suas características biológicas. Já os idosos geralmente sentem menos sede e costumam fazer uso de medicamentos diuréticos”, diz.

Conheça os principais sintomas da desidratação.

Essa perda de líquido e a baixa reposição acabam interferindo em situações cotidianas do nosso corpo, como o bom funcionamento do intestino e a digestão. “Todas essas funções são afetadas quando há um desequilíbrio entre a necessidade e a ingestão (de água)”, afirma Cintya Bassi, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde.

Um estudo divulgado pela Secretaria da Saúde de São Paulo em 2013 revelou que, naquele ano, os hospitais públicos receberam uma média de 25 pessoas por dia vítimas de desidratação. Cintya explica que o quadro de saúde pode ser agravado em dias mais quentes por conta da perda de água do corpo.

Os principais sintomas da desidratação são dor de cabeça, sede e sensação de boca seca.

Os principais sintomas da desidratação são dor de cabeça, sede e sensação de boca seca.

Como saber se você está desidratado

Os principais sintomas da desidratação são dor de cabeça, sede e sensação de boca seca. Todos esses fatores indicam que há falta de água no organismo e que é preciso ingerir líquidos imediatamente.

Tipos de desidratação

Desidratação leve e moderada: pele seca, olhos fundos, diminuição da sudorese, cansaço, dor de cabeça, tontura e, em bebês, moleira afundada.

Desidratação grave: queda de pressão arterial, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e morte.

Como evitar a desidratação

Tábata Antoniaci conta que, com o tempo, a desidratação acaba prejudicando a função do intestino de absorver água para usar nas funções vitais do corpo. Nesse caso, aumente o consumo diário.

“Existem alimentos que ajudam a evitar o problema, como alface, beterraba, couve, tomate, aipo, rabanete, carambola, pepino, morango, melancia e melão. Todos eles possuem água em sua composição, o que ajuda a manter o organismo bem hidratado e funcionando corretamente”, aconselha.

Quer beber mais água? Aprenda 5 receitas de águas aromatizadas para fazer em casa.

Para crianças muito pequenas, que ainda não sabem se comunicar, e idosos com dificuldades de locomoção e fala, a dica é oferecer mais líquidos durante a estação. Por isso, sempre deixe garrafas de água, suco natural ou água de coco por perto para incentivar o hábito.

Mas não são só crianças e idosos que precisam repor o líquido corporal no verão. Sempre carregue sua garrafinha para onde for. “É preferível criar o hábito de ingerir líquidos ao longo do dia em vez de consumi-los somente quando a sede aparece”, explica a gastroenterologista. O mais importante é que você curta o verão com saúde!