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Como correr 5 km: dicas para conseguir bater a distância

Por Pedro Katchborian 13/12/2017

Um dos primeiros objetivos de quem começa a correr é bater a marca dos 5 km. Os 5 mil metros podem não parecer tão difíceis para quem vê de fora, mas os iniciantes precisam preparar o corpo para bater a meta.

No entanto, basta um pouco de foco e preparação que a distância pode ser percorrida por qualquer um — mesmo aqueles que estão acostumados com uma vida sedentária. Veja o passo a passo e veja como correr 5km:

Como correr 5km

1. Fortalecimento

O primeiro passo para conseguir correr 5km é o fortalecimento muscular. Para os iniciantes, o ideal é fazer um trabalho em regiões do corpo como quadril, joelho, coluna, lombar e tornozelo. A pessoa pode, sim, fazer esse trabalho enquanto já esboça algumas corridas.

2. Alimentação e sono

Não adianta não se alimentar da maneira correta ou dormir pouco e querer correr para se tornar saudável. Além de dormir bem, recomenda-se procurar um profissional de nutrição para manter uma dieta adequada, sabendo o que comer ingerir antes, durante e depois da corrida.

3. Corrida intervalada

Cinco quilômetros não parece muito, mas quem nunca correu na vida mal chegará no segundo quilômetro sem cansar. O indicado por especialistas é fazer uma corrida intervalada por tempo ou distância. Por exemplo, pode começar correndo 1 minutos e andando 3, e ir, aos poucos, ir aumentando o tempo de corrida. Após ver progresso, o atleta pode ir testando as distâncias.

4. Paciência

Com foco, é possível cumprir a distância em pouco tempo. É claro que depende muito da pessoa e, antes de começar uma atividade física, deve-se procurar um médico para realizar todos os exames necessários. Com fortalecimento, boa alimentação e sono e praticando a corrida intervalada, é possível correr 5 km em um período que varia entre 1 e 3 meses.


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