Bem-Estar > Equilíbrio

Aromaterapia em casa: 10 óleos essenciais para desestressar

Por Francine Costanti 25/09/2019

Você sabia que alguns aromas naturais, se difundidos pelos cômodos da casa, ajudam a criar um ambiente mais calmo e podem até amenizar dores do corpo? É isso mesmo! Criada na França, no século 20, a aromaterapia – uso de óleos essenciais com o objetivo de melhorar o bem-estar físico e psicológico das pessoas – consegue estimular a mente pela inalação ou absorção dessas substâncias através da nossa pele. 

Em casa, a aromaterapia pode ser aplicada colocando a essência em um aromatizador para que o cheiro se espalhe pelos cômodos ou em um borrifador para que você espirre na casa. 

Para que os óleos tenham efeito diretamente no corpo, você pode aplicá-los diretamente na pele, diluir na água da banheira, borrifar no travesseiro, roupa de cama, sofá e almofadas, ou ainda usar em uma massagem, no escalda-pés ou em compressas nas costas e nos ombros.  

A boa notícia é que hoje você pode encontrar os mais diversos óleos essenciais de maneira fácil e com um preço acessível. Veja a seguir os óleos ideais para a aromaterapia na sua casa e saiba quais são as ações terapêuticas creditadas a cada um. 

Só vale uma ressalva: a aromaterapia jamais deve substituir o tratamento e a prevenção de doenças!

Óleos que hidratam a pele

Os óleos essenciais podem relaxar mente e corpo e mandar o estresse embora. Foto: iStock

Lavanda – é um dos mais populares por conta do cheiro marcante. A essência é versátil e, por conter compostos relaxantes, é usada para combater o estresse, equilibrar o lado emocional, diminuir a ansiedade e alguns sintomas da depressão. É indicado também para aliviar dores musculares. 

Melaleuca – é muito utilizado em cremes de tratamento para acne e ajuda na prevenção de caspa. Pode melhorar problemas respiratórios, amenizar dores de garganta e bronquite. Além disso, é muito conhecido por tratar infecções, como candidíase.

Alecrim – com aroma herbáceo e propriedades analgésicas, esse óleo essencial atua diretamente na estafa física e mental, proporcionando mais energia e disposição. Também pode ser usado para controlar a pressão arterial e aliviar enxaquecas. 

Laranja – relaxante, a essência ajuda nas funções digestivas e regula o funcionamento do intestino. Muitas mães adotam o óleo para amenizar os sintomas de nervosismo e estresse dos filhos pequenos. Ele ainda combate a queda de cabelos. 

Saiba como acalmar as crianças com a aromaterapia

Hortelã-pimenta – com compostos energéticos, o óleo ajuda a desobstruir as vias nasais, facilita a digestão, acalma irritações na pele, faz muito bem para os cabelos e funciona como um repelente natural para combater insetos em casa.

Eucalipto – analgésico e anti-inflamatório, o produto é indicado para problemas respiratórios, como dores de garganta, asmas, gripes, para eliminar catarro e amenizar os efeitos da sinusite. Pode ser usado em ferimentos, bolhas e fungos. No lado emocional, ajuda na timidez e facilita a comunicação.

Cravo-da-Índia – ameniza dores de dente, melhora a saúde do fígado e equilibra os níveis de açúcar no sangue. Sua fórmula também é muito popular por ser um afrodisíaco natural e aumentar a libido, além de ser um ótimo repelente contra o mosquito da dengue

Orégano – com propriedades antimicrobianas, é usado ​​principalmente para tratar infecções de pele, acne, alergias, feridas e cortes. Também ameniza cólicas menstruais e ajuda com problemas urinários. É uma excelente essência para dar força aos ossos e combater caspas. 

Canela – fonte rica de nutrientes, a essência de canela mantém a saúde do coração, melhora as taxas de colesterol, controla os níveis de açúcar no sangue e, por isso, também acelera a perda de peso. É muito usada em casos de impotência e falta de desejo sexual.  

Quais são os óleos essenciais e produtos de beleza adequados para cada signo?

Abacate – com diferentes funcionalidades, o óleo previne o envelhecimento precoce e pode ser usado em casos de dermatite, queimaduras e psoríase, por seu poderoso efeito de cicatrização. Deixa os cabelos hidratados e fortes e previne a queda dos fios. 

Agora é só escolher o óleo essencial que mais atende às suas necessidades e aproveitar para fazer aromaterapia em casa ainda nesta semana! O melhor de tudo é que eles ainda deixam um cheirinho agradável e delicioso nos ambientes.