“Posso ser meu pior inimigo, mas também posso ser meu grande herói.” Saiba o que fazer para alcançar suas metas e evitar as frustrações consigo mesmo 

 

alcançar suas metas

 

O ano começou há pouco mais de quatro meses e você certamente fez inúmeras promessas, algumas colocou no papel, outras apenas ficaram na sua mente. Mas iniciou mais um ano certo de que seria diferente.

Faça uma viagem comigo e pense em tudo o que você prometeu para o ano de 2014. Pode ter sido iniciar aquela dieta que já virou um circulo vicioso, guardar dinheiro para trocar de carro, trocar de apartamento, iniciar aquele curso, melhorar seu relacionamento, iniciar uma atividade física, trocar de emprego, cuidar da sua saúde, quitar suas dívidas, rever amigos distantes, fazer a viagem dos seus sonhos, parar de fumar, etc.

 

Agora vamos fazer o seguinte exercício: 

• Escreva num papel todos esses planos que você traçou para 2014;

• Na frente de cada um deles desenhe: uma carinha feliz para aqueles que você iniciou e não parou; uma carinha de dúvida para aqueles que você iniciou e parou e uma carinha triste para aqueles que você nem começou.

Se dentre suas respostas todos tiveram uma carinha feliz! Excelente. Mas fique atento, pois, ainda não chegamos nem a metade do ano. Cuidado para não cair na armadilha do vilão e não conseguir alcançar suas metas.

Agora se encontrou uma ou mais que ficaram com carinha de dúvida ou carinha triste você pode estar sendo vítima do maior vilão das nossas metas, os “Sabotadores”. Vamos entender seu significado. Existem dois tipos de sabotadores, os internos e os externos. Sabotadores externos são aqueles que não temos controle direto sobre eles, como nossos filhos, marido, chefe, o governo, o País, o tempo, as estações do ano, o trânsito, etc.

Sabotadores internos são nossos maiores inimigos, pois habitam dentro de nós mesmos e temos muita dificuldade em identificá-los. São nossos medos, inseguranças, dúvidas, crenças limitantes, ansiedade, desmotivação, etc. Qualquer sentimento que nos distancie da nossa meta.

Vamos continuar o exercício: 

• Pegue sua lista com as metas agora com as carinhas de dúvidas e as carinhas tristes;

• Escreva na frente de cada uma delas o que impediu de prosseguir: foram sabotadores internos ou externos? Anote SI para sabotares internos e SE para sabotadores externos.

• Agora aprofunde ainda mais sua análise. Identifique quais foram os SI e os SE.

Por exemplo:

Meta no início do ano: Voltar para academia e emagrecer

Passos: se matriculou em Janeiro, frequentou a academia por três semanas e parou: (carinha de dúvida)

Sabotadores: SI e SE

SI: preguiça, falta de motivação, vergonha, falta de companhia, cansaço;

SE: chefe segurou no trabalho até mais tarde, trânsito não permitiu chegar a tempo, teve que cuidar dos filhos, estava muito calor, seus amigos te chamaram para um happy hour toda semana.

 

A chave para alcançar suas metas

 

Agora que você identificou, o próximo passo é eliminá-los. Quando você tem conhecimento a respeito do que o mantém refém de si mesmo, trazendo à consciência tudo o que pode minar a realização de seus sonhos, é muito mais fácil elaborar um plano de ação para eliminar os seus sabotadores, sejam eles internos ou externos.

Então para finalizar, pegue sua lista e crie um plano de ação para eliminar cada um dos sabotadores. Fique calmo, pois pode não conseguir todos de uma vez.

Começamos com os sabotadores externos: aprenda a falar “não”, uma palavra simples, mas que a maioria das pessoas tem dificuldade em dizer. Exercite o poder do “não” e veja quantos benefícios trará para sua vida.

Outra forma de eliminar o SE e alcançar suas metas é aprender a administrar melhor o seu tempo. Proíbo meus Coachees de dizerem “não tenho tempo”, eu peço para substituírem pela seguinte frase: “eu não administro bem o meu tempo”. O tempo é igual para todo o mundo, porque alguns conseguem e você não?

Nossos sabotadores internos são os mais delicados para eliminarmos, são padrões de comportamento que utilizamos a vida toda: são nossos valores e nossas crenças limitantes. Nem percebemos que eles existem e o quanto minam nossos sonhos. Nesse caso, você precisará ampliar seu autoconhecimento, identificando quais são seus valores e crenças e como eles estão agindo para que você não consiga alcançar suas metas.

Entra ano e sai ano e você fica frustrado porque nunca consegue colocar em prática suas metas. Sempre tem uma desculpa para tudo. Quando se pegar “dando desculpas”, pare e reflita: pode existir um grande sabotador agindo dentro de você. Lembre-se: o primeiro passo é você identificar o sabotador, o segundo é tentar eliminá-lo e o terceiro é criar um plano de ação com data para cumprir.

Sabemos que com a correria do dia-a-dia nos sabotamos o tempo todo, mesmo já tendo consciência dos vilões. E se você encontrasse alguém para ajudá-lo nesse processo? Como um Personal Trainer que treina seus músculos a cada dia para que eles fiquem mais fortes, não deixando você desistir com facilidade, te incentivando quando parecer que você não tem mais forças.

Acontece o mesmo com as nossas metas, temos que trabalhar duro dia-a-dia, com força, persistência e determinação, não deixando nossos inimigos nos desmotivar. Por esse motivo a presença do Coach é de grande valia nessa batalha, para te manter firme na direção das suas metas sem deixar que você perca o foco.

O pior inimigo é aquele que habita dentro da gente, aquele que criamos. Somos frutos dos nossos pensamentos, e por esse brilhante motivo é que só nós temos o poder de mudar o rumo dessa história.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse


3 Comentários

Comments are closed.

DEIXE UMA RESPOSTA