Equilíbrio > Fertilidade

Medicina chinesa ajuda a engravidar

Por Flavia Macedo Parente 03/02/2016

A fertilidade no olhar da medicina chinesa depende de um equilíbrio entre os 5 elementos, cada um deles está envolvido de alguma maneira, ter uma harmonia dentro destes elementos pode ajudar muito em todo o processo, desde a concepção até o pós-parto.

Para a medicina chinesa, a infertilidade é apenas condição originada por um conjunto de possíveis disfunções que deverão ser analisadas e diagnosticadas. A Medicina Chinesa tem um histórico clínico muito relevante no tratamento da infertilidade, existindo já registo de casos de sucesso na literatura médica datada de 3.000 anos A.C.

A medicina chinesa e os elementos

O elemento “madeira” é responsável por manter um fluxo energético rítmico, ou seja, que as coisas aconteçam de forma natural, pensando na fertilidade, Madeira promove um ciclo regular, que a menstruação seja sem dor, que as suas reações diante dos acontecimentos diários sejam ponderadas, tal elemento sofre com a falta de equilíbrio entre trabalho e repouso, com a falta de autocontrole, com o excesso de estresse nas atividades diárias e com grandes traumas emocionais.

 

Tratamento com acuputura. Foto: iStock/GettyImages

Medicina chinesa. Tratamento com acupuntura. Foto: iStock/GettyImages

O elemento “fogo”, é extremamente importante no processo para engravidar porque uma de suas funções é estabilizar a mente. Todos conhecemos os efeitos nocivos do excesso de ansiedade, a maneira como elaboramos nossas emoções são importantíssimas quando desejamos engravidar, como estabilidade da mente. A medicina chinesa envolve atividade mental, consciência, memória, pensamento e sono. Quando nos falta tal estabilidade ela pode atuar de maneira nociva em qualquer parte de nós, seja em nossos relacionamentos quanto em nosso funcionamento geral.

O elemento “terra”, responsável por uma boa produção de sangue e energia e por manter os órgãos em seus devidos lugares, é fundamental para a fertilidade! Na medicina chinesa a qualidade do sangue envolve muito mais do que somente suas características físicas. A qualidade do sangue pode determinar sua estabilidade mental, a energia gasta em suas atividades. Portanto, o elemento Terra em boas condições pode determinar tanto que você consiga engravidar como que você consiga manter sua gravidez. O excesso de pensamentos e alimentação ruim são prejudiciais.

É no elemento “metal” que se abriga o que chamamos de Alma Corpórea, segundo Maciocia, assumidade em acupuntura, é a manifestação somática da Alma.  É intimamente relacionada com o fundamento para o organismo saudável, diretamente afetada pelas emoções de tristeza e lamento. E governa a energia, sendo assim, em seu desequilíbrio pode impedir que haja combustível suficiente para funções essenciais na fertilidade.

“Água”, é o elemento da fertilidade, da capacidade de reprodução, é dentro dos órgãos do elemento Água que estão guardadas suas informações primordiais, como você vai crescer, se reproduzir e envelhecer, sendo assim é do elemento Água a responsabilidade da qualidade das células e de seu movimento, também cabe ao elemento Água a fecundação, uma deficiência importante desse elemento pode impedir sua gravidez. Pode, inclusive, causar sofrimento significativo com excessos, como trabalho, emoções fortes, excesso e atividades físicas.

Enfim, você quer engravidar? Procure o tratamento e a orientação de um acupunturista especialista em obstetrícia!

Flavia Macedo Parente é fisioterapeuta especialista em Acupuntura pela CBF UniS’antanna. Tem formação em Aprimoramento em Reeducação Postural Global RPG/RPM – 2001. Docente dos cursos de especialização em Acupuntura do CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas).Membro da World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS) – Pequim, China.