A ingestão em excesso de proteínas sempre foi um pouco questionada, pois há quem diz que ela pode causar uma sobrecarga nos rins e no fígado, além de resultar em uma perca maior de líquidos, ou seja, desidratação. A explicação científica para o que ocorre no nosso corpo ao ingerir proteínas é bem simples, vamos explicá-la a seguir.
Descubra os mitos e os reais riscos da dieta da proteína:
Os riscos da dieta da proteína tem a ver com a preocupação de ingestões elevadas de proteínas que resultam em quantidades excessivas de perda nitrogenada. A fração nitrogenada dos aminoácidos não pode ser metabolizada para a geração de energia e, dessa forma, se torna parte da amônia, que é tóxica quando acumulada. Para evitar a toxicidade, a amônia deve ser convertida em ureia no fígado e excretada pela urina.
No passado, acreditava-se que os riscos da dieta da proteína estivessem ligados com um estresse grande do fígado e os rins. Estudos em atletas com funções do rim e fígado normais não mostraram que altas ingestões de proteínas sejam prejudiciais (Phillips, Moore & Tang, 2007; Poortmanns et al; Dellalieux, 2000). Aqueles que consomem dietas com muita proteína são, entretanto, alertados sobre o risco elevado de desidratação.
Portanto, não existe problema em aumentar as proteínas da dieta desde que isso seja feito com orientação nutricional específica. Basta ficar bem atento à ingestão de água, pois a dieta com muita proteína exige maior ingestão de líquidos para aumentar o aumento da excreção pela urina.
Saiba como se prevenir dos reais riscos da dieta da proteína
Formas de prevenir os riscos da dieta da proteína, como a desidratação:
- Beber bastante líquido antes, durante e depois de praticar algum exercício físico.
- Beber bastante líquido durante o seu dia-a-dia.
- Checar sempre a cor da sua urina, pois quando ela é clara indica que você está bem hidratado.
- Checar o seu peso antes e depois da atividade, pois se houver perda de peso durante o exercício é sinal de que você tem que beber mais líquido da próxima vez.
- Evite ao máximo bebidas como refrigerantes, bebidas alcoólicas, e bebidas com cafeína.
E não de esqueça: Ingerir líquidos é a melhor forma de evitar os riscos da dieta da proteína. Uma boa ideia para quem pratica esportes e atividades físicas intensas é fazer uso de isotônicos (Gatorade, por exemplo), além de bastante água é claro.
Saiba que além dos riscos da dieta da proteína existem também grandes benefícios
Confira aqui os 5 benefícios de uma dieta rica em proteínas, mas não se esqueça de beber sempre bastante líquido, principalmente água:
- Proporciona a transformação dos alimentos que agente consome em energia
- Ajuda na formação e no crescimento de massa muscular
- Proporciona a contração muscular
- Contribui para a não alteração hormonal do corpo
- Ajuda a manter o nível do PH adequado no nosso sistema sanguíneo
- Ajuda na formação do sistema imunológico
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!