Dica do Nutricionista

Como tirar proveito das sementes germinadas

Por Redação Doutíssima 03/06/2015

Se você não tem ideia do que as sementes germinadas sejam, saiba que elas podem ser uma excelente alternativa de alimentação saudável. São sementes comuns, porém, com uma diferença: passam por um processo de germinação.

 

As sementes germinadas são colocadas na água por algumas horas, depois espera-se que germinem, formem brotos e, assim, devem ser consumidas.

Os benefícios das sementes germinadas se explicam principalmente porque, segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética (SBNE), elas apresentam mais nutrientes nesse estado do que quando “adormecidas”. Enquanto gérmen, a semente é muito mais nutritiva e energética do que o fruto que ela vai gerar.

sementes germinadas

Sementes que passam por germinação podem conter mais nutrientes para o corpo. Foto: iStock, Getty Images

 

Sementes germinadas e a digestão

Pense na semente do trigo. Ela tem uma quantidade muito baixa de vitamina C, mas, ao ser germinada, a quantidade dessa vitamina passa a 600% a mais. Sem contar que as sementes germinadas são mais fáceis de digerir, são fontes riquíssimas de vitaminas A, C, do complexo B e E, além de ferro, proteínas e enzimas.

Nas sementes germinadas, as proteínas já estão decompostas, transformadas em aminoácidos, os carboidratos complexos passam a açúcares simples, e as gorduras são transformadas em ácidos graxos.

Isso tudo acontece já na forma de gérmen, facilitando a absorção dos nutrientes e a digestão. Nas dietas vegetarianas, as sementes nesse estado podem substituir as proteínas animais.

Todas as sementes podem ser germinadas, com a diferença de que vão haver as que terão broto e outras não, a exemplo das castanhas, nozes e da linhaça.

Além dessas, outras sementes que podem passar pelo processo de germinação são girassol, arroz, trigo, quinoa, feijão azuki, gergelim, para ficar em alguns exemplos. Outro aspecto que pode mudar ainda é o tempo de germinação de cada uma delas.

Como fazer sementes germinadas

Trata-se de um processo simples, mas, de acordo com o tipo de semente, pode ser relativamente demorado. Acompanhe abaixo o processo de germinação da semente do girassol.

Antes de mais nada, é importante escolher e lavar bem as sementes. O ideal é que seja a quantia exata que vai ser consumida, porque elas estragam rápido depois de germinadas. Nesse caso, separe de duas a três colheres da semente. Deixe de molho em um vidro durante a madrugada, ou do final da tarde para a noite, por até quatro horas.

Não ultrapasse oito horas, pois do contrário, as sementes irão fermentar, e você irá perdê-las. Em seguida, enxague-as em água corrente, e deixe que inicie o processo de germinação sobre uma peneira. Se forem as sementes de girassol, você vai precisar de mais quatro horas.

Para saber quando estão prontas, você deve observar se o tamanho do  “narizinho” dela ainda está menor que o da não germinada. Não deixe que fique maior, pois se passar disso, ela será alvo de fungos, e não terá mais nutrientes.

Sementes como arroz, feijão azuki, gergelim, lentilha, agrião, alfafa e trigo podem levar de dois a oito dias para germinarem.

As semente germinadas podem ser usadas em saladas, no arroz, no preparo da maionese e ainda em sucos. As possibilidades são muitas e a qualidade de vida e a saúde agradecem.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!