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Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios da ameixa seca para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

A ameixa seca é uma ótima opção para você que quer melhorar os hábitos alimentares. Rica em fibras, vitaminas e minerais, a fruta desidratada torna-se ainda mais benéfica à sua saúde do que a fruta fresca.

 

Outra vantagem deste produto é o prazo de validade relativamente mais longo. Além disso, ele é de fácil armazenamento, sendo prático de carregar na bolsa, no carro, ou manter no ambiente de trabalho.

 

ameixa seca

Seca, a fruta é mais benéfica do que na versão fresca. Foto: iStock, Getty Images

 

A ameixa pode ser desidratada de duas formas: natural ou artificialmente. Na primeira, a fruta é colocada no sol, onde fica até que todo o seu líquido tenha secado. Já na maneira artificial, ela é colocada em fornos, estufas ou câmaras de vapor, o que torna o processo mais rápido.

Benefícios da ameixa seca

Diferente da fruta fresca, que é geralmente encontrada nos supermercados entre os meses de dezembro e fevereiro, a ameixa seca é vendida o ano todo no Brasil. Você pode adquirir-la em pequenas porções nas casas de produtos naturais ou em supermercados.

 

Popularmente conhecida por ser um eficiente estimulante intestinal, a ameixa seca traz outros vários benefícios à saúde. Muitos dos nutrientes presentes na fruta desidratada ajudam a proteger nosso organismo de doenças.

 

O ferro, por exemplo, é um mineral essencial no combate a certos tipos de anemia, e está presente na fruta. Substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células, são outras substâncias encontradas.

 

Com abundância de vitaminas A, B2, C e potássio, ela preenche o nível de reabsorção óssea, reduzindo o risco de fraturas, bem como de se desenvolver a osteoporose. Além disso, ela possui mais fibras do que legumes, hortaliças ou outras frutas, e também ajuda a diminuir os índices de colesterol e diabetes.

 

Cuidados com o consumo da ameixa seca

Mesmo sendo altamente calórica, a ameixa seca pode se tornar aliada de quem busca perder peso. Por ter potencial diurético, ela estimula o funcionamento dos intestinos e, consequentemente, a queima de gorduras.

 

Se consumida com cautela, a fruta pode substituir as sobremesas mais calóricas ou ser ingerida nos intervalos entre as refeições. O ideal é que, para se obter o resultado desejado, se consuma no máximo cinco unidades por dia, o que resulta em torno de 60 calorias.

 

Se você preferir, misture-a com alimentos como queijos magros ou outros derivados do leite, e castanhas. Esta combinação de nutrientes ajuda a prevenir o a concentração de glicose no sangue.

 

Outra dica para queimar as gorduras usando a fruta desidratada é deixar três unidades dela de molho em 200 ml de água por uma noite. Na manhã seguinte, coma as frutas e beba toda a água. Para melhor efeito deixe a mistura na geladeira.

 

Contraindicações

Qualquer alimento consumido em excesso pode ter consequências desagradáveis e, no caso da ameixa seca, não é diferente.  Por conter grande quantidade de oxalato, o consumo em excesso da fruta pode causar problemas como pedras nos rins, diarreia e outros desconfortos intestinais.

 

 

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