O que é?
A dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica. Ela se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico, ou seja, ela compromete a capacidade da criança de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em outras palavras, quem tem dislexia não consegue estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
Estima-se que a dislexia atinja 10 a 15 % da população mundial, podendo persistir mesmo na vida adulta.
Causas
A dislexia tem sido relacionada à fatores genéticos. A causa do distúrbio é uma alteração no cromossomo 6, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família, por exemplo, se um familiar tem problemas fonológicos, mesmo que não possua dislexia, ele pode ser o responsável por transmitir o cromossomo danificado. Pesquisas recentes mostram que a dislexia também pode estar relacionada à produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança.
Dificuldades identificadas em cada fase
Pré-Escola, pré-alfabetização
- Aquisição tardia da fala
- Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas
- Crescimento lento do vocabulário
- Problemas em seguir rotinas
- Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome
- Falta de habilidade para tarefas motoras finas (abotoar, amarrar sapato, …)
- Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta
- Não memorizar nomes ou símbolos
- Dificuldade em pegar uma bola
Início do ensino fundamental – Alfabetização
- Fala
- Aprender o alfabeto
- Planejamento e execução motora de letras e números
- Preensão do lápis
- Motricidade fina e do esquema corporal.
- Separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o )
- Habilidades auditivas – rimas
- Discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; – g / j; – p / b.,
- Diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; – n /u; – m / u pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v
- Orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
- Orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo, em cima) execução da letra cursiva
Ensino Fundamental
- Atraso na aquisição das competências da leitura e escrita. Leitura silábica, decifratória. Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade.
- Soletração de palavras
- Ler em voz alta diante da turma
- Supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; – bolacha / boacha
- Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada
- Seqüência de letras em palavras Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em).
- Fragmentação incorreta: o menino joga bola – omeninojo gabola
- Planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
- Enunciados de problemas matemáticos e figuras geométricas
- Elaboração de textos escritos expressão através da escrita
- Compreensão de piadas, provérbios e gírias
- Seqüências como: meses do ano, dias da semana, alfabeto, tabuada. mapas
- Copiar do quadro
Ensino Médio
- Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas.
- Leitura vagarosa e com muitos erros
- Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
- Dificuldade em planejar e fazer redações
- Dificuldade para reproduzir histórias
- Dificuldade nas habilidades de memória
- Dificuldade de entender conceitos abstratos
- Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
- Vocabulário empobrecido
- Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade
Ensino Superior / Universitário
- Letra cursiva.
- Planejamento e organização.
- Horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem).
- Falta do hábito de leitura.
- Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas).
Tratamento
A dislexia ainda não tem cura, mas pode ser tratada de forma a possibilitar uma vida escolar normal. O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas, como pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros, para ajudar no aprendizado.
Recomendações
- As dificuldades no aprendizado sempre aparecerão, de uma forma ou de outra, mas isso não significa necessariamente que a criança é portadora de dislexia. Fique sempre atento e se as dificuldades persistirem, procure um especialista.
- Uma criança com dislexia não é menos inteligente, mas necessita de mais tempo e de diferentes métodos para corrigir ou atenuar o distúrbio.
- O processo é longo, é importante ter paciência e persistência.
- Procure escolas preparadas para atender às necessidades específicas.
Fonte: ABC da Saúde