Clínica Geral > Saúde

O que é o daltonismo?

Por Redação Doutíssima 10/06/2013

daltonismo_bg

daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

O distúrbio recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, ocorre com maior frequência entre os homens, que possuem apenas um cromossomo X, enquanto mulheres possuem dois.

Segundo Mizael Pinto, existem vários tipos de discromatopsias, que estão ligadas às três cores básicas, vermelho, verde e azul. “Existem três sensações fundamentais para receptores na retina: o azul, que é o tritan; o verde, que é o deuteran, e o vermelho, que é o protan. Quando há falta de um desses pigmentos, a pessoa tem alteração para aquela cor. Se você não tiver o vermelho, não vai ver a cor vermelha; se não tiver o verde, não verá a cor verde, o mesmo acontecendo com o azul. Se você não tiver os três, vai ver tudo branco ou cinza”, afirma. Somente quando há uma discromatopsia completa é um caso de daltonismo. “O daltônico clássico é aquele que tem o problema nos três pigmentos”, informa o profissional de saúde.

O médico, no entanto, assegura que os casos de discromatopsia completa são raríssimos. “O daltonismo acomete apenas 8% das pessoas, um número muito pequeno. A tricromatopsia, o problema nos três pigmentos, atinge 0,0001% da população. É muito baixo”.

É Hereditário e transmitido pela mulher, o daltonismo não tem cura nem tratamento e é geralmente descoberto quando na idade escolar. “É muito difícil diagnosticar a doença em crianças muito novas. A disfunção só será diagnosticada na escola, quando se aprende as cores. A professora vai perceber e vai avisar aos pais que o filho deles não está conseguindo distinguir as cores. A criança vai ao oftalmologista e serão feitos alguns testes para comprovar a disfunção. O cidadão nasce e morre daltônico”, afirma.

Tipos de daltonismo

Os tipos de daltonismo mais comuns são:

  • Protanomalia: dificuldade em distinguir a cor vermelha.
  • Deuteranomalia: dificuldade em distinguir as cores que se situam entre o verde e o vermelho (representa mais de metade dos daltónicos).
  • Tritanomalia: dificuldade em diferenciar as cores que se situam entre o azul e o amarelo (mais raro).

veja como o daltônico ver as cores.

daltonicos3

 

daltonicos12

Fonte: Blog da saúde e Wikipédia