Planos de Saúde

Como funciona o plano de saúde para pessoa física

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

Muitas pessoas possuem o convênio médico como um benefício oferecido pelas empresas em que trabalham. Mas, quando elas não podem contar com esse tipo de assistência, a alternativa mais próxima é contratar um plano de saúde para pessoa física.

 

plano de saude para pessoa fisica

Plano pode ser interessante para quem não possui dependentes. Foto: iStock, Getty Images

 

Plano de saúde para pessoa física, boa opção

 

O plano de saúde para pessoa física é uma ótima opção para aquelas pessoas que não possuem dependentes, e que desejam ter a cobertura e o conforto de um convênio médico.

O contrato é feito diretamente entre o consumidor e a operadora, onde é pago um valor mensal de acordo com a modalidade do plano escolhido e assim é possível usufruir de uma rede credenciada de serviços em saúde.

Diferente de outros tipos de planos, o plano de saúde para pessoa física pode ter um valor um pouco mais elevado em relação a outras modalidades. Mas se comparado aos custos dos serviços disponíveis, acabam sendo uma forma mais econômica de ter um atendimento em tempo integral por um preço mais atrativo.

Benefícios do plano de saúde para pessoa física

 

Apesar de o investimento ser um pouco maior o convênio médico para pessoa física possui benefícios exclusivos, o que faz com que ele realmente seja vantajoso para o consumidor. Como o contrato é feito diretamente entre a operadora e o beneficiário, é possível negociar e buscar um plano que se adapte às suas necessidades e orçamento.

Você pode optar se quer usar apenas a rede própria da operadora, ou ter a rede ampla de serviços credenciada pela operadora. Em um plano de saúde para a pessoa física, é possível usufruir de serviços de assistência médica, exames laboratoriais, consultas hospitalares, tratamentos clínicos, internações, dentre muitos outros.

O que é preciso saber antes de contratar

 

Antes de contratar um plano de saúde para pessoa física, é necessário buscar a melhor oferta, por isso, pesquisar propostas em várias operadoras de planos de saúde é uma forma de encontrar um plano de saúde com um bom custo benefício. Mas antes de fechar negócio, procure conhecer a confiabilidade do plano, inclusive no site da ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar) para ver se ele tem uma situação regular.

Outros pontos importantes na hora de contratar um plano dizem respeito à cobertura, aos reajustes da mensalidade e à carência. O valor de um plano de saúde para pessoa física é definido segundo a faixa etária do consumidor, por isso, pode variar de pessoa para pessoa. Os reajustes são limitados, e definidos pela ANS, sendo vedado qualquer outro tipo de reajuste.

Mas é importante saber ao contratar um plano, que é necessário aguardar o tempo de carência para a utilização do serviço, mesmo que esteja efetuando o pagamento. Para urgência e emergência, a carência é de 24 horas depois da contratação do plano; para partos é de 300 dias, assim como 180 dias para demais casos.

Se você tiver uma doença ou lesão preexistente na contratação do plano, pode ter de esperar até 24 meses para conseguir usufruir dos benefícios de um plano de saúde para pessoa física.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!