É comum as pessoas buscarem operadoras de planos de saúde para contratar convênios médicos particulares, mas muitas delas esquecem também que pode ser bastante válido contratar um plano dental particular. Talvez possa parecer óbvio, mas muita gente não sabe que nem sempre a cobertura odontológica está incluída nos planos de saúde que normalmente contratamos.
Inclusive, existem algumas operadoras que possuem empresas específicas para tratar de planos odontológicos. Por isso, entender bem como funciona um plano dental é algo extremamente importante.
E acredite, há muitos benefícios na contratação de um convênio odontológico particular, já que assim como estamos suscetíveis a doenças e acidentes, a saúde bucal também pode nos pregar peças e exigir tratamentos especializados – que, não raro, são tão caros quanto os tratamentos de saúde em geral.
Benefícios de um plano dental
Quer saber quais são os benefícios de um plano dental? Confira abaixo um pouco mais sobre ele.
Em primeiro lugar, os benefícios de um plano dental irão variar conforme a cobertura que você contratar junto à operadora de saúde que você eleger. Existem planos que cobrem apenas atendimentos básicos, enquanto há outros que também oferecem serviços mais completos.
Portanto, busque se informar bem junto à empresa que você pretende contratar quais são as coberturas oferecidas. Quer conhecer quais são algumas dessas coberturas possíveis? Veja abaixo.
1. Urgência
No dia-a-dia, estamos sempre sujeitos a acidentes, que muitas vezes podem resultar em problemas dentais. Com um plano dental você não terá preocupações caso isso ocorra, já que os planos cobrem esse tipo de contingência, muitas vezes, inclusive, sequer exigindo um período de carência.
2. Consultas
Assim como é importante consultar regularmente um médico, também são fundamentais idas ao dentista para ver como anda a saúde bucal. Contratando um plano dental você poderá, dependendo da cobertura, ter essas consultas regulares integralmente cobertas pelo convênio odontológico.
3. Limpeza
Muitas vezes vamos ao dentista e verifica-se apenas que é necessária uma limpeza nos dentes, com a aplicação de flúor. Pois saiba que, dependendo do plano odontológico, esse tipo de tratamento está incluído e você não precisará se preocupar com os gastos.
4. Exames
Quando vamos ao dentista e ele não consegue diagnosticar visualmente algum problema, é normal que peça a realização de algum exame, como um raio X. No caso de você ter um plano dental privado, em muitos casos o valor desses exames está incluído na cobertura.
5. Periodontia
A saúde bucal não significa apenas a saúde dos dentes, mas também de outras partes da nossa boca, como é o caso das gengivas. A maior parte dos planos de saúde bucal inclui a periodontia dentre os benefícios oferecidos aos seus usuários.
6. Odontopediatria
Quem tem crianças, sabe o quanto é importante que elas sejam acompanhadas na fase de crescimento por um odontologista, que poderá dizer se está tudo certo com o desenvolvimento dos dentes dos pequenos.
Pois diversos planos também possuem em seus quadros de credenciados especialistas em odontopediatria, o que pode ser um atrativo a mais para contratá-los.
7. Siso
O dente siso causa bastante desconforto nas pessoas, e muitas precisam retirá-los. Dependendo da cobertura do seu plano dental, é possível prever que nela esteja inclusa a retirada do dente siso.
O plano dental sob a ótica da lei
Existem diversos procedimentos que, por lei, necessitam estar inclusos em um plano dental. Outros, porém, são opcionais e dependem da cobertura contratada. Por isso, informe-se bem e, se possível, peça o auxílio de um corretor para escolher o plano que melhor se adeque às suas necessidades.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!