Especialidades

Distúrbios do sono: saiba o que causa a insônia no idoso e qual o impacto deste problema na saúde

Por Redação Doutíssima 18/06/2014

A insônia no idoso é uma queixa comum, principalmente após os 65 anos de idade. A insônia provoca dificuldade para dormir, fazendo a pessoa se levantar frequentemente durante a noite, acordando muito cedo ou simplesmente se sentindo muito cansado, sem tempo de sono suficiente. A insônia acaba por afetar diretamente as atividades diárias e algumas vezes chega a provocar outros problemas de saúde.

insônia no idoso

A insônia no idoso é constante e pode ser  transitória ou crônica. Quando tratamos de uma insônia crônica, a insônia é mais complexa e é geralmente resultado de diversos fatores como desordens físicas ou mentais, como a depressão. Outros fatores que podem contribuir para a insônia no idoso crônica são dificuldades urinárias, doenças articulares, bursites, refluxo gastro-esofágico, dificuldades digestivas com flatulência  e doença pulmonar crônica.

Outra causa comum de insônia é o uso de alguns medicamentos como corticóides, remédios para perda de peso ou tireóide, descongestionantes nasais, entre outros.

A insônia não é considerada uma doença, mas sim um sintoma. O seu tratamento através de remédios tem como objetivo aliviar estes sintomas e reconstruir a qualidade de sono do paciente. Por esta razão, o tratamento deve ser temporário para os casos de insônia transitória, podendo durar de 2  a 3 semanas.

Como tratar a insônia no idoso?

Os medicamentos mais indicados para idosos são Triazolam e o Lorazepan, por permanecerem menos tempo no organismo e provocarem menos efeitos colaterais. Quando a insônia está relacionada a um caso de depressão, geralmente são usados medicamentos como antidepressivos tricíclicos.

Um novo medicamento, conhecido por Zopiclone, com uma composição semelhante à benzodiazepinas, tem mostrado resultados positivos em sua capacidade de induzir ao sono, por ser eliminado rapidamente do organismo e por não provocar dependência nos pacientes que aderiram seu uso.

insônia no idoso

Em um tratamento de insônia no idoso, é extremamente importante avaliar certas combinações de medicamentos que podem acabar provocar efeitos contrários do desejado, como por exemplo, invés de aliviar os sintomas da insônia provocar uma agitação.

Para aliviar os sintomas da insônia no idoso, alguns tratamentos sem a utilização de medicamentos podem ser úteis. Algumas mudanças simples dos hábitos do dia a dia, como regular o horário de dormir, diminuir os cochilos durante o dia, evitar ingerir a cafeína e álcool no período da noite antes de dormir, entre outros podem ajudar no combate à insônia.

Vale salientar que, o uso de medicamentos por conta própria pode além de agravar os sintomas, provocar dependência e danos à sua saúde. Por isso, se a insônia persistir por um longo período, consulte um médico, que indicará o melhor tratamento para você.

 

Saiba mais:

Combater a insônia exige mudanças de hábitos e adoção de remédios

Como vencer a insônia

Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos

Conheça alguns remédios naturais para insônia

Comer para dormir melhor: conheça os melhores alimentos contra insônia

Efeitos da insônia são maiores nas mulheres do que nos homens

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia