Dica do Nutricionista

Consumir óleo de cártamo é bom para a saúde? Descubra

Por Redação Doutíssima 25/02/2015

O óleo de cártamo pode ser um aliado importante na perda da gordura abdominal. Pelo menos, é o que sugerem estudos recentes.

oleo de cartamo

Óleo extraído de sementes da planta cártamo pode ajudar a controlar o colesterol. Foto: iStock, Getty Images

Rico em ômega 6, um ácido graxo essencial para o organismo, e vitamina E, que tem função antioxidante, o óleo também consegue ajudar na redução dos níveis de colesterol e, por conter propriedade anti-inflamatórias, consegue fortalecer o sistema de defesa do corpo.

Mesmo sendo natural, é importante buscar o auxílio de um nutricionista para indicar o uso adequado para o consumo do óleo, que, se usado de maneira equivocada, pode desregular o metabolismo.

Resultados com um mês de uso

Extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius), o óleo ajuda na perda de peso, pois consegue atuar na gordura marrom, reserva que aumenta a termogênese – capacidade de equilibro entre a temperatura interna do corpo com a do ambiente externo –, por isso queima calorias.

Quando incentivada a termogênese, o corpo passa a buscar energia na reserva de gordura branca, que adora ficar depositada nas regiões do abdômen e do quadril. Em apenas 30 dias de uso contínuo de óleo de cártamo, já é possível notar a diferença na balança.

A quantidade diária de consumo do óleo pode variar de pessoa para pessoa, mas, geralmente, não oscila mais do que duas colheres de sopa por dia, quando consumido in natura, ou duas cápsulas diariamente.

Óleo de cártamo ajuda no combate ao colesterol

Como toda gordura boa, o óleo de cártamo consegue ajudar no controle das taxas de colesterol no organismo. Ou seja, é capaz de diminuir o chamado colesterol ruim, o LDL, entre 12% e 20%. Os resultados são percebidos a partir da oitava semana de uso contínuo.

Uma pesquisa feita com 35 mulheres, publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, observou que o consumo do óleo extraído da planta cártamo consegue reduzir as taxas de triglicerídeos, adquirida a partir da ingestão de carboidratos, pois é rico em ômega 9, outra gordura boa para o organismo.

Contraindicações do uso do óleo

O óleo de cártamo só deve ser consumido apenas sob orientação de um médico ou de um nutricionista, nunca como automedicação. Capaz de desregular o metabolismo, quando usado em grandes quantidades, o óleo também não deve ser usado por gestantes. A ciência ainda não sabe quais os possíveis efeitos colaterais na saúde do bebê.

Certifique-se da procedência do óleo extraído da planta cártamo e, por garantia, compre apenas produtos de laboratórios autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mesmo sendo um produto natural, esta autorização é necessária.

Óleo de cártamo é um coadjuvante na perda de peso

Mesmo sendo um aliado importante na perda de peso, o óleo de cártamo é um mero coadjuvante nesse processo de eliminação de gordura localizada.

Aliar o consumo do óleo a uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e pobre em açúcares e gordura, à prática regular de exercício físico, pelo menos, meia hora a cada dois dias, é essencial para que o resultado na balança aconteça.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!