Dica do Nutricionista

Cura-ressaca: aprenda uma receita para repor energias

Por Redação Doutíssima 02/03/2015

Depois de uma festa open bar, tudo o que você quer é se esconder embaixo das cobertas e de um bom método cura-ressaca. Após exagerar na bebida, a sensação pode ser realmente muito angustiante: dor de cabeça, enjoo, tonturas e um terrível mal-estar que nunca acaba. Calma, o corpo volta ao normal, mas tem ser tratado bem depois dos exageros.

cura-ressaca

Você pode se recuperar de uma noite de exageros e começar bem o dia. Foto: iStock, Getty Images

Se você precisa trabalhar ou tem um outro compromisso que a impeça de passar o dia inteiro curtindo a ressaca, algumas dicas podem ajudar a acabar com este problema mais rapidamente.

Funcionamento do corpo

 

Primeiro de tudo você deve saber como cuidar do seu corpo depois da ingestão de álcool, e saber que a ressaca não é uma punição por você beber demais. O segredo está em conhecer mais o seu corpo e saber como o álcool atua no organismo.

A desidratação é uma das principais causas da ressaca, já que o álcool diminui a liberação de um hormônio antidiurético e, como resultado, você acaba eliminando muito mais fluídos do que você tomou. É por isso que depois do primeiro copo de cerveja, logo você sente uma necessidade constante de ir ao banheiro.

Outro culpado da ressaca é o acetaldeído, um composto produzido pelo corpo que pode causar náuseas, vômitos, sudorese e baixo nível de açúcar no sangue (o que diminui a capacidade cerebral). Por isso, se você quer um bom método cura-ressaca, deve encontrar formas de acabar com a desidratação e além disso, neutralizar a ação deste composto em seu organismo.

Melhor remédio cura-ressaca

 

O melhor método para curar a ressaca são alguns cuidados antes de começar a beber. Procure nunca beber de estômago vazio, já que isso pode tornar a sua ressaca muito pior e não haverá remédio cura-ressaca que possa dar conta do recado.

Certifique-se, também, de beber muita água quando chegar em casa, e deixe sempre uma garrafinha do lado da cama para ir bebendo durante a noite.

No outro dia, continue ingerindo água, ajudando assim seu organismo retomar a hidratação necessária para que ele consiga funcionar normalmente e a eliminar todos os sintomas que com certeza irão te incomodar. Além disso, você pode tentar esta receita cura-ressaca para ajudar a restabelecer a sua energia.

Remédio caseiro cura-ressaca

 

Tudo o que você precisa neste momento em que não consegue raciocinar direito é de um método que pode ajudar a eliminar todo o álcool do seu organismo e atenuar os sintomas associados à ressaca.

Por isso, corra para a cozinha e faça esta receita que irá dar um jeito nisso. Você vai precisar de:

2 beterrabas

1 cenoura

1 pepino

1 maçã

1 pedaço pequeno de gengibre

1 limão sem casca

1 copo de água

Modo de Preparo

 

Para preparar este remédio cura-ressaca, basta colocar todos os ingredientes em um liquidificador e bater por algum tempo. Depois é só beber este suco 3 vezes durante o dia e você verá a sua energia renovada.

Por que este remédio funciona?

 

Primeiro, a beterraba ajuda a limpar o fígado. O pepino irá adicionar eletrólitos, vitaminas B e potássio, tudo o que você precisa para diminuir seus sintomas de ressaca. A maçã pode aumentar o seu sistema imunológico, e além disso, trazer mais doçura, já que você precisa de algo saboroso neste momento.

O gengibre é desintoxicante, anti-inflamatório e rico em antioxidantes e o limão possui vitamina C que também atuam na saúde do fígado e irá te ajudar a melhorar e muito a queimação que você está sentindo no estômago.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!