Dica do Nutricionista > Nutrição > Slider Home

Spa para emagrecer: entenda os benefícios da prática

Por Redação Fortíssima 21/05/2016

Se você já fez as maiores loucuras para diminuir os números da balança e nada surtiu efeito, provavelmente está na hora de rever seus hábitos. O verdadeiro processo de emagrecimento exige, invariavelmente, adesão a uma vida mais saudável. Mas nem sempre é fácil modificar a rotina. É aí que entra o spa para emagrecer, que pode ser um excelente aliado.

Os spas já são conhecidos por sua função de tirar as pessoas da correria por alguns dias e promover o relaxamento através de diferentes técnicas e terapias. Não raro, quem dispõe desse luxo consegue eliminar algumas medidas, ao usufruir de uma alimentação mais regrada e balanceada.

Benefícios do spa para emagrecer

O spa para emagrecer, como o próprio nome sugere, é voltado à estética. Sua proposta é promover o emagrecimento por meio do relaxamento e do lazer. É por isso que a programação inclui exercícios físicos e esportivos, além de sessões de atividades de entretenimento.

Talvez o grande diferencial de um spa com foco no emagrecimento seja o cardápio personalizado. Você pode, por exemplo, ter uma dieta elaborada de acordo com o seu objetivo. Entre as possibilidades estão os cardápios light, diet, detox, para manutenção de peso ou controle de taxas.

Em termos de calorias, a alimentação varia entre 800 e 1.200 diariamente, fracionadas em cinco refeições. Esses espaços costumam oferecer também palestras motivacionais e com especialistas da área da saúde, abordando temas relacionados à autoestima e estética.

Normalmente, os spas para emagrecer contam com um visual incrível, possibilitando um contato mais próximo com a natureza. Tudo isso estimula a tranquilidade, que também é aliada na perda de peso. O maior desafio, sem dúvidas, é transpor a reeducação alimentar do spa para a rotina diária.

Diante dessa realidade, a proposta dos spas para emagrecer foi amplificada para além da perda de peso rápida. Dentro do programa, os participantes já entram em contato com alguns mecanismos necessários para que os bons hábitos sejam reproduzidos na rotina domiciliar.

Spa para emagrecer

Hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda como fazer um spa em casa

A proposta de um spa é sempre tentadora, mas em tempos de crise e eliminação de gastos supérfluos, realizar esse sonho pode pesar no bolso. Por isso, uma alternativa é tentar reproduzir os hábitos saudáveis em casa, a partir de uma consulta com a nutricionista.

Além de adequar a alimentação, é importante também se conectar com a proposta de relaxamento do spa. Reserve alguns minutos no seu dia para cuidar de si: faça um escalda-pés com sal ou uma máscara caseira de abacate e mel para o rosto. Você tem direito a esses momentos relax, que ajudam a diminuir a ansiedade e o desejo pela comida.

Praticar exercícios físicos também é importante. Se você anda sem tempo para a academia, isso não é mais desculpa. Atualmente, há diversos aplicativos com aulas gratuitas que você pode baixar no celular e fazer em casa. Apenas 20 minutos diários já podem fazer toda a diferença para a sua saúde.

Então, ficou inspirada para criar seu próprio spa para emagrecer? Gostou das dicas? Opine sobre o artigo nos comentários.