Estética

Saiba quais os cuidados na hora de comprar maquiagem antialérgica

Por Redação Doutíssima 19/05/2015

Os produtos de maquiagem, como você sabe, estão em constante contato com a pele e isso requer alguns cuidados. Se você tem a pele sensível e costuma sentir ardência ou coceira após se maquiar, é possível que tenha algum tipo de alergia aos cosméticos. Nesse caso, a alternativa é investir na maquiagem antialérgica. Já ouviu falar dela?

 

As alergias são uma reação a substâncias presentes em determinados produtos, mas é difícil identificar qual o princípio ativo que está causando o incômodo, pois isso varia de pessoa a pessoa.

Portanto, ao perceber uma alergia em decorrência de maquiagem, o primeiro passo é consultar um dermatologista. O especialista poderá identificar se o problema é resultado do uso de um ou de vários cosméticos.

maquiagem-antialergica

Maquiagem antialérgica ajuda a evitar coceira e ardência na pele. Foto: iStock, Getty Images

Características da maquiagem antialérgica

A grande vantagem da maquiagem antialérgica é que ela possibilita que mesmo as mulheres com peles mais sensíveis possam continuar usufruindo do make. Por isso, muitas marcas investem em produtos hipoalergênicos, ou seja, que contêm menos substâncias com potencial para desencadear as reações.

Uma boa opção é investir na maquiagem mineral, que é elaborada com componentes mais leves e que não possuem nenhum tipo de fragrância. Há varias opções de pó compacto, blush, batom, sombra, lápis de olho, gloss e outros itens de make feitos a partir de substâncias minerais. Eles são comercializados por diversas marcas.

 

Se sua alergia a qualquer produto for muito pesada, a solução pode ser recorrer aos produtos manipulados em farmácia. Com uma receita médica em mãos, é possível solicitar nas farmácias especializadas uma maquiagem antialérgica com princípios 100% hipoalergênicos.

 

Cuidados com a maquiagem antialérgica

Antes de comprar uma maquiagem antialérgica, é necessário ter alguns cuidados em mente. Não invista em vários produtos da mesma marca de uma vez, mesmo que eles sejam minerais.

 

O ideal é comprar um cosmético e testá-lo em pequenas quantidades na pele, para se certificar de que uma alergia não será desencadeada. Se dentro de alguns dias não ocorrer nenhum tipo de reação, esse pode ser o produto ideal para você.

 

De qualquer forma, não deixe de pedir a opinião do dermatologista. O especialista pode ajudar a detectar especificamente quais são as causas da alergia. Afinal, é possível que ela não tenha origem apenas na maquiagem, mas também em outros fatores externos, como uma alimentação ruim ou o uso de determinados medicamentos.

 

Além disso, é necessário ter cuidado com os demais produtos utilizados na higiene matinal, como sabonetes ou cremes. Eles também podem ser responsáveis por gerar coceira, ardência na pele e na região dos olhos. Sob hipótese alguma, utilize cosméticos com prazo de validade vencido.

O ideal é assegurar que a remoção da maquiagem antialérgica e a limpeza da derme também sejam feitas com produtos hipoalergênicos. Investir em uma alimentação saudável, sem muitos alimentos ricos em corantes e conservantes, também ajuda a diminuir o desconforto e impedir o surgimento de manchas e cicatrizes na pele por conta de alergias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!