Estética

Veja os benefícios e riscos do bronzeamento artificial

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

O verão está ai, e com ele vem a temporada de praia e piscina. Nesta época, a mulherada adora exibir aquela “cor morena”, mas nem todas conseguem, ou querem, se bronzear ficando expostas ao sol, por isso o bronzeamento artificial é mais procurado nesta temporada.

bronzeamento artificial

Há métodos de bronzeamento muito perigosos para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Bronzeamento artificial não dispensa protetor

 

Além da câmara, ou cama de bronze, existem outros métodos mais seguros. Cosméticos que estimulam a melanina do corpo, e que são menos prejudiciais à saúde, são as melhores opções.

Mas é importante lembrar que qualquer método de bronzeamento artificial não dispensa o uso de protetor solar após sua aplicação.

Bronzeamento artificial e seus diferentes métodos

 

Câmara (cama) de bronzeamento: é um dos métodos de bronzeamento artificial mais prejudicial à saúde. O usuário fica deitado em uma cabine fechada, na qual várias lâmpadas emitem raios UVA e UVB, que proporcionam o ganho da cor.

Embora a emissão raios UVA (aqueles que não provocam queimaduras na pele) seja maior que os de UVB (do mesmo tipo dos raios solares),e os danos não são prontamente perceptíveis, eles vem em longo prazo. Cada 10 minutos na cabine equivalem a cerca de uma hora de exposição ao sol.

O método foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mesmo assim alguns estabelecimentos ainda oferecem o serviço irregularmente. Entre os principais riscos disso está a falta de preparo dos operadores da máquina, que pode causar mais danos ao usuário.

Um dos principais prejuízos do uso da câmara é o risco de câncer de pele, e o envelhecimento precoce. Mas quem optar por esse procedimento deve tomar alguns cuidados: usar óculos de proteção; cobrir os mamilos; fazer apenas uma sessão por dia e a cada 48 horas; e beber bastante água após a exposição.

Autobronzeadores são cosméticos que proporcionam o bronzeamento artificial de maneira menos prejudicial à pele. Eles podem ser encontrados em forma de gel, creme ou spray em supermercados, farmácias e lojas especializadas.

Estes produtos estimulam a produção de melanina da pele, e por isso nos deixam com a cor semelhante a de quando nos expomos ao sol. A substância presente nos produtos, e responsável por isso é dihidroxiacetona (DHA).

Os autobronzeadores são a melhor maneira de manter o bronze pelo ano todo, e seus resultados podem ser percebidos em até quatro horas após o uso. Todavia, alguns cuidados devem ser tomados.

É importante fazer uma esfoliação antes de usar o produto, principalmente nos cotovelos e joelhos. Tome cuidado para espalhar o creme de maneira uniforme, para não ficar manchado, e não deixe de passar no rosto, pés, mãos,orelhas e pescoço. Lave bem as mãos após aplicar o cosmético.

O bronzeamento a jato é aplicado na parte mais superficial da pele, por meio de um spray de secagem rápida. Por não ser manual, sua aplicação é mais uniforme e não deixa a pele manchada.

Antes de realizar este bronzeamento artificial é essencial realizar uma esfoliação para retirada das células mortas. Após a aplicação, deve-se esperar de quatro e seis horas para tomar banho. Seu resultado dura até duas semanas, pois a superfície da pele na qual é aplicado se renova rapidamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!