Praticar um exercício físico durante a gravidez é um hábito que oferece benefícios para mãe e bebê. Se você estiver na dúvida sobre qual modalidade escolher, optar pela natação para gestantes pode ser a melhor alternativa.
A prática da natação auxilia no desenvolvimento do feto, além de ser uma excelente forma de as mulheres controlarem o ganho de peso durante a gestação. Consequentemente, também é uma maneira de manter a autoestima em alta.
Entenda as vantagens da natação para gestantes
Pelo fato de ser realizada na água, a natação para gestantes proporciona alguns benefícios não oferecidos pelas outras modalidades aeróbicas. Confira alguns deles:
Diminuição da sensação de inchaço
A grande vantagem da água é que ela ajuda a suportar o peso do corpo, fazendo com que a gestante se sinta mais leve. Ela também diminui a pressão nos joelhos, quadris e tornozelos, representando uma menor chance de lesões nesses locais.
A natação para gestantes, ao auxiliar a mulher a sustentar o peso, também acaba melhorando a postura e ocasionando uma sensação de bem-estar. Todas as tensões ficam fora da piscina.
Alívio da musculatura
A temperatura e a pressão da água também geram alívio aos músculos doloridos, o que não é um sintoma incomum na gestação. É natural que a mulher se sinta mais bem disposta por conta disso.
Melhora do sono
Assim como as demais atividades físicas, a natação para gestantes ocasiona a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, como a endorfina. Durante a gravidez, com os altos e baixos emocionais, é muito importante para a saúde do feto que a mulher busque ficar tranquila. Por isso, a natação é uma ótima aliada.
As mulheres que praticam essa atividade costumam perceber uma maior qualidade no sono e a diminuição da sensação de estresse, devido à melhora na circulação sanguínea.
Autoestima elevada
A movimentação na água ajuda a queimar calorias, trabalhar a musculatura e aumentar a resistência física. Portanto, os benefícios da natação para gestantes também englobam a autoestima da mulher, visto que controlar o ganho de peso é uma preocupação comum.
O menor ganho de peso, além de ser importante para a vaidade feminina, ainda melhora a capacidade de oxigenação do sangue e reduz o estresse cardiovascular. Isso contribui para diminuir as chances de um parto prematuro.
Como funciona a natação para gestantes?
Antes de iniciar o exercício, é necessário fazer um check-up médico para averiguar se não há nenhuma contraindicação específica para a prática. Normalmente, as aulas podem iniciar a partir do 3º mês de gestação.
O educador físico vai propor atividades de intensidade moderada, para que a gestante não canse demais. Os exercícios costumam ser de baixo impacto e de duração não muito longa.
O alongamento da gestante também será trabalhado, mas sem chegar ao limite máximo da resistência. Dessa forma, a natação só vai proporcionar benefícios.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!