Gravidez e Filhos

Conheça todas as fases do desenvolvimento do feto

Por Redação Doutíssima 13/04/2015

Acompanhar o desenvolvimento do feto – as primeiras transformações de uma vida – pode ser um dos acontecimentos mais encantadores da humanidade. Muitas mulheres que passam pela gestação ficam surpresas, ansiosas e encantadas com todas as mudanças que ocorrem com o futuro bebê.

 

Entenda o desenvolvimento do feto

Vamos apresentar a seguir um pouco do que acontece em cada fase de gravidez e como as maravilhas da geração de uma nova vida se desenrolam.

 

O início da gestação é calculado de acordo com o primeiro dia do último ciclo menstrual. Daí em diante, as 40 semanas que formam a gestação são de intensas descobertas importantes no desenvolvimento do feto.

desenvolvimento do feto

Acompanhamento médico é importante para o bem-estar da gestante e do feto. Foto: iStock, Getty Images

Fases do desenvolvimento do feto

Veja a seguir como se dá o desenvolvimento do feto a cada mês, ressaltando sempre a necessidade de um acompanhamento médico. “É fundamental que a gestante faça todo o pré-natal, que tenha uma relação de confiança completa e plena com seu médico”, afirma a médica ginecologista e obstetra Regina Paula Zambotti.

1. Primeiro mês

No início, a fecundação – união entre o óvulo e o espermatozoide – dá origem ao zigoto, que se instala no útero logo depois de uma sequência de divisões celulares. Nessa fase, a placenta também começa a se formar e envolve o embrião com o líquido amniótico.

É esse líquido que vai auxiliar na alimentação do embrião e protegê-lo no caso de a mãe sofrer uma queda.

2. Segundo mês

O coração bate de forma acelerada, cerca de 150 vezes por minuto. É nessa fase que começa a formação do sistema nervoso e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. Os olhos, a boca, o nariz, os braços e as pernas também delineiam o desenvolvimento do feto.

3. Terceiro mês

O período fetal, que começa nesse terceiro mês de gravidez, é marcado pelo desenvolvimento do feto a partir do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés.

4. Quarto mês

Nesse estágio, o bebê mede aproximadamente 16 cm e passa a se movimentar, sugar e engolir. O feto também é capaz de perceber alterações de luz e diferenciar gostos amargos e doces.

 

desenvolvimento-do-feto 

5. Quinto mês

Nascem os primeiros fios de cabelo, os cílios e as sobrancelhas no quinto mês. O desenvolvimento do feto acontece de maneira mais intensa e clara. É quando se formam as trompas e o útero nas meninas, e os órgãos genitais dos meninos podem ser vistos no exame de ultrassom.

6. Sexto mês

Nessa fase, o feto tem 32 cm e é capaz de reconhecer sons externos, especialmente a voz e a respiração da mãe.

7. Sétimo mês

Aqui, o feto vai medir entre 35 cm e 40 cm. No interior do útero, boceja, abre os olhos, dorme e se movimenta.

8. Oitavo mês

No oitavo mês de gravidez, o feto mede entre 40 cm a 45 cm e começa a se preparar para ficar em posição de parto, ou seja, de cabeça para baixo. Uma camada de gordura se forma sob a pele para ajudar a manter a temperatura do bebê depois do nascimento. Enquanto os ossos estão mais resistentes, os pulmões já estão quase prontos.

9. Nono mês

É a reta final. No nono mês, o bebê já tem entre 45 cm e 50 cm, é plenamente capaz de controlar a respiração e já tem todos os órgãos completamente formados. Por volta da 40ª semana, está preparado para nascer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!