Gestante > Slider Home

Saiba como ter um parto normal em casa com segurança

Por Redação Doutíssima 02/06/2015

O parto normal em casa é o sonho de algumas gestantes. Essas, ao contrário das que se preparam para ter o bebê através do parto normal no hospital, preferem o conforto do próprio lar. O que pode parecer algo retrógrado – pois era assim há muito tempo -, hoje se configura em uma prática cada vez mais disseminada.

O aconchego do lar, o conforto e a segurança proporcionados pela presença do companheiro e de familiares mais próximos configuram o cenário ideal, sonhado, para o momento mais sublime da vida de muitas mulheres: tornar-se mãe.

parto normal em casa

O parto normal pode ser feito na casa da gestante com profissionais experientes. Foto: Shutterstock

 

Profissionais aptos a fazer o parto normal em casa

Pois saiba que é possível, sim, ter o parto normal em seu lar, desde que sejam tomados os cuidados necessários, e os profissionais envolvidos sejam aptos a promover e assistir o nascimento do bebê em casa.

Primeiro, podemos esclarecer o que é o parto normal. Trata-se do nascimento do bebê por meio do canal vaginal. É a maneira mais natural possível de dar à luz. Pode demorar muito, demandar extremo esforço da mãe, mas, se tudo correr bem, dentro do previsto, a recuperação da mulher é rápida.

A publicitária Shalla Monteiro, de 39 anos, preparou-se muito para ter seu filho em casa. O parto normal em casa foi cercado de toda a cautela necessária. Ela foi assistida pela enfermeira Mayra Calvette, especializada em Obstetrícia e Neonatologia.

A doce aventura de Shalla começou na noite de 15 de abril de 2014, quando, ainda de madrugada, começou a ter as primeiras contrações.

Tudo já estava preparado para a chegada de seu bebê. Shalla escolheu fazer o parto normal em casa, mas dentro da água. Assim, uma piscina, em sua sala, já estava pronta desde as primeiras contrações. Tudo correu da maneira esperada e dentro das expectativas.

De acordo com a enfermeira Mayra, o parto normal em casa, planejado, é tão seguro quanto os que são feitos em hospital. Desde que seja assistido por profissionais qualificados e quando a gestação é de risco habitual, ou seja, uma gravidez normal, sem quaisquer complicações.

Estrutura para o parto normal em casa

É importante, ainda, de acordo com a enfermeira, ter um hospital de referência e um médico de confiança da mulher pronto para um possível atendimento de emergência.

É fundamental que a gestante se informe durante a gravidez sobre tudo o que envolve o parto normal em casa, que procure conhecer cada profissional que vai estar envolvido e entenda tudo o que vai acontecer quando chegar a hora de seu bebê nascer.

Essa estrutura de reserva precisa estar pronta desde muito antes do nascimento da criança. O plano B, segundo Mayra, deve estar claro entre a mãe, seu companheiro e a parceira.

“Eu sempre quis ter parto normal e, ao longo da minha gestação, descobri que o que eu conhecia como ‘normal’ podia ser ainda mais natural, sem nenhuma intervenção (tipo analgesia ou episiotomia), e ainda podia acontecer na minha casa sem eu ter que me locomover até um hospital ou clínica”, conta Shalla.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!