No mês de junho, especialmente por causa das comemorações de São João, o cardápio fica especial: pratos típicos como pinhão, pé de moleque e pamonha não podem faltar. Para acompanhar, uma deliciosa receita de quentão é indispensável.
O quentão é uma bebida tradicionalmente feita com aguardente, cravo, canela, gengibre, limão e açúcar. É difícil saber sua origem exata, mas acredita-se que ela tenha sido criada no interior de Minas Gerais e São Paulo, com o intuito de aquecer o corpo no inverno. Com o passar dos anos, a bebida se popularizou e a receita ganhou variações.
No Rio Grande do Sul, o quentão costuma ser preparado com vinho tinto. Apesar da bebida ser deliciosa, as mulheres cuidadosas em relação à dieta precisam ter critério no consumo.
Por conta da quantidade de álcool e açúcar, um copo de 200 ml pode fornecer até 400 calorias. A boa notícia é que existem variações light da receita de quentão, para que ninguém precise abrir mão dele.
Receita de quentão: benefícios
Alessandra Paula Nunes, Especialista em Nutrição Clínica e Consultora da Associação Brasileira de Nutrição, aponta que vários ingredientes presentes na receita de quentão podem trazer benefícios à saúde, se consumidos na quantidade indicada. Uma boa alternativa é começar substituindo a cachaça pelo vinho tinto no preparo.
“O vinho tinto pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, pela presença de um mineral chamado “cromo” em sua composição. Além disso, a bebida auxilia na redução dos níveis de colesterol e na diminuição da pressão sanguínea, sendo útil para pessoas que sofrem de hipertensão” afirma.
Ela ainda diz que o vinho contém flavonoides, substâncias com ação anti-inflamatória que combatem os radicais lives. Dessa maneira, contribuem para evitar doenças e o envelhecimento precoce.
Os benefícios, é claro, poderão ser aproveitados se a quantidade ingerida estiver dentro das recomendações diárias. “Homens podem consumir cerca de 300 ml por dia, enquanto as mulheres devem consumir, em média, 150ml”, aponta a nutricionista.
No quentão, ainda existem outras especiarias aliadas da saúde. Gengibre, canela, limão, cravo da índia e açúcar fazem parte da receita tradicional.
O gengibre é um alimento termogênico, que ajuda a aumentar o trabalho do metabolismo, auxiliando no gasto calórico. A canela contém propriedades que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. O limão melhora o sistema imunológico, pela presença de vitamina C, enquanto o cravo da índia é rico em cálcio e potássio.
Aprenda uma deliciosa receita de quentão light
A aguardente ou o vinho tinto e o açúcar presentes na receita de quentão tradicional contribuem para que a bebida seja rica em calorias. Por isso, uma boa alternativa é investir em uma fórmula com ingredientes mais leves.
“Substitua a bebida alcoólica pelo suco de uva integral e o açúcar pelo adoçante à base de sucralose”, sugere a nutricionista.
Confira, abaixo, uma deliciosa receita de quentão light. Você só vai precisar de 20 minutos para preparar a bebida, que tem o rendimento de oito porções. O melhor de tudo é que o valor calórico é baixo: apenas 53,50 calorias por porção.
Ingredientes:
– 500 ml de suco de uva integral
– 500 ml de água
– 30g de gengibre ralado
– 3g de canela em pau
– 3 cravos
– 100g de adoçante culinário sucralose
Modo de preparo:
Coloque em uma panela o gengibre, a canela, o cravo e o adoçante. Leve ao fogo, mexendo sempre, depois acrescente o suco de uva e a água e deixe ferver.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!