Com a estação do frio e das chuvas, nem sempre é possível manter a rotina de treinos e exercícios. Mais tempo em casa para ficar em frente à televisão e comer bobagens. Conheça algumas sopas detox que podem ajudar a melhorar sua digestão e, consequentemente, sua saúde.
Sopas detox e digestão
O termo é utilizado porque significa desintoxicar, ou seja, limpar o organismo. As sopas detox, portanto, são utilizadas não apenas para alimentar, mas assim como acontece com os sucos que têm a mesma finalidade, servem para eliminar toxinas dos exageros da alimentação no corpo.
De acordo com a nutricionista Sarah Winck Almeida, alimentos diuréticos – ricos em vitaminas e minerais – são utilizados nas receitas de sopas detox. “Assim eles irão ajudar na eliminação dessas toxinas, além de ter atuação antioxidante”, explica. Ela pondera que para os efeitos serem os esperados, o consumo deve ser regular.
Exemplos de sopas detox
Para preparar sopas detox sem erros, deve-se deixar a carne vermelha, o leite e derivados, queijos, embutidos e carboidratos refinados de lado no preparo. Ela deve, sim, ter em sua receita vegetais verdes como espinafre, brócolis, repolho ou couve, que podem ser associados a cenoura, batata doce, abobrinha, cereais ou raízes como mandioquinha ou inhame.
O gengibre, que por si só possui propriedades termogênicas e antioxidantes, é um ingrediente bastante requerido quando se fala em sopa detox. Ele pode ser combinado com batata doce, abobrinha ou mesmo com as duas juntas. A raiz pode ser refogada com cebola, alho poró, alho e espinafre, além de azeite de oliva e água, para cozinhar bem.
Esse tipo de sopa, diz a nutricionista, é interessante porque embora contenha carboidratos, é composta de baixo índice glicêmico. “E é potencializada pelas características do gengibre”, completa.
Confira duas receitas de sopa detox para ajudar a eliminar as toxinas do seu organismo.
1. Sopa com abobrinha, batata doce e brócolis
Ingredientes:
– 100g de abobrinha
– 100g de batata doce
– 100g de brócolis
– 100g de alho-poró
– 2 colheres de sopa de gengibre
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– Azeite de oliva (apenas um fio)
– Sal a gosto
– 1 litro de água
Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo (médio) até ferver. Adicione os legumes, o gengibre e cozinhe-os por 30 minutos. Deixe esfriar.
Em outra panela, refogue a cebola no azeite até dourar. Então misture com a sopa. Junte tudo no liquidificador para que vire um creme e adicione sal a gosto, lembrando de não exagerar. Esquente novamente e sirva.
2. Sopa com abóbora
Ingredientes:
– 1/2 abóbora picada em cubos
– 1 cebola picada
– 3 dentes de alho
– Água fervente
– 1 pedaço de gengibre
– Azeite a gosto
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 1 colher (chá) de sal
– Pimenta a gosto
Modo de preparo:
Aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho. Junte a abóbora e o gengibre. Deixe refogar mais um pouco.
Cubra os ingredientes com água fervente e deixe cozinhar – até que a abóbora desmanche.
Retire do fogo e bata no liquidificador até obter um creme. Leve novamente ao fogo para aquecer. Sirva com um pouco de azeite.
Como lembra a nutricionista, as sopas detox devem ser incluídas no cardápio de forma regular e não esporádica. Isso vai fazer com que suas propriedades tenham resultados duradouros. Assim, aproveite que o clima atual é propício para seu consumo e comece agora a aderir a esse hábito saudável.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!