Dica do Nutricionista

Cogumelo shimeji é aliado na prevenção de doenças

Por Redação Doutíssima 18/05/2015

Cogumelos comestíveis, como o shimeji, além de saborosos, podem ajudar muito na promoção da saúde. Há muitas espécies comestíveis e todas têm substâncias importantes para o organismo. Esses cogumelos podem incrementar diversos pratos ou assumir o papel de protagonista do cardápio.

 

O cogumelo shimeji está entre os mais consumidos do mundo, especialmente nos países do Oriente, com destaque para a China. No Japão, é considerado o melhor cogumelo de todos. No Brasil, sua produção ainda é considerada tímida e concentra-se nas colônias japonesas e chinesas espalhadas pelo País.

shimeji

Tipo de cogumelo comestível pode ser fonte de vitamina B12 para vegetarianos. Foto: iStock, Getty Images

Variações do shimeji

Esse tipo de cogumelo possui duas variações, o cogumelo com cor preta e a variação com coloração branca. A diferença se explica pelo método com que é cultivado e também pela variação genética desse cogumelo. Essa variação de coloração tem resultados diferenciados no preparo de alimentos que levam esse ingrediente.

 

O cogumelo shimeji tem altíssimos níveis nutricionais e poucas calorias. Assim, é ideal para pessoas que desejam  perder peso ou manter a silhueta. Para você ter ideia, cada 100 gramas desse cogumelo possui somente 35 calorias.

 

Além de tudo isso, esse cogumelo é considerado rico em proteína, tanto quanto a carne, porém sem a presença de gordura. Também é uma importante fonte de fibras, minerais e vitaminas, além do alto poder de saciedade.

 

Benefícios do shimeji

O shimeji é uma excelente alternativa para pessoas vegetarianas e veganas, que não consomem carne nas refeições. Logo, podem encontrar nesse tipo de cogumelo a vitamina B12. Assim, também tem importante atuação na produção de melatonina e promove significativa melhora no aumento da memória e da concentração dos indivíduos.

 

A prevenção à osteoporose e também no auxílio a diversos tipos de câncer também está entre os principais benefícios do shimeji. Pesquisas e estudos desenvolvidos na Universidade de Osaka, no Japão, apontaram o cogumelo como fundamental em tratamentos contra tumores malignos.

Além disso, esse cogumelo é poderoso aliado no combate a diabetes, asma e vários tipos de alergia, fortalecendo, assim, o sistema imunológico. Rico em lisina, atua na formação de colágeno, proporcionando à pele aspecto liso e firme.

Como consumir

O cogumelo pode ser consumido de maneiras diferentes, frito, cozido, em sopas, saladas, entre outras. Um dos preparos mais clássicos é o refogado na manteiga. Simples de fazer e cheio de sabor. Com 200 gramas é possível preparar uma porção para duas pessoas.

 

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de manteiga

– 1 colher de chá de açúcar

– 2 colheres de sopa de molho de soja

– 2 colheres de sopa de cebolinha picada

Modo de preparo:

Depois de lavar bem os cogumelos, separe-os. Ponha manteiga em uma frigideira alta ou panela e leve ao fogo médio até que derreta. Jogue os cogumelos na manteiga e mexa bem.

Deixe que fritem por dois minutos, sem parar de mexer. Ponha o açúcar e o molho de soja. Misture tudo e espere cozinhar por cinco minutos. Quando tirar do fogo, salpique a cebolinha e sirva logo em seguida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!