Existem certos pratos e temperos que nos remetem diretamente ao conforto da infância e da comida da mãe. Uma dessas receitas, tipicamente brasileira, é o picadinho. Preparado com carne e legumes e servido com arroz, feijão e ovo, dependendo da região do País, não há quem resista à iguaria.
O picadinho é um clássico da boemia carioca dos anos de 1950, mas foi adotado pelos paulistanos e é uma das receitas associadas à rica gastronomia local. Há, é claro, várias versões da receita, mas a grande diferença entre o típico arroz, feijão e carne para o picadinho à paulista é o ovo frito.
Variações do picadinho
O picadinho de carne, como todo prato popular cuja incidência acontece em todo o País, tem receitas que variam de região para região, de família para família.
É impossível dizer qual a receita mais tradicional de picadinho, pois isso depende muito do local. Além de saboroso, trata-se de um prato saudável.
A carne bovina é importante fonte de proteínas e vitaminas B3, B6 e B12. Já a cenoura ajuda a alcançar o bronzeado mais rapidamente e protege a pele dos danos do sol, devido à presença de antioxidantes e vitamina A.
Rica em carboidratos, a batata possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B (a mais abundante é a B6) e vitamina C, além de ferro, potássio, cálcio, grande quantidade de fósforo e amido.
Receita de picadinho com cenoura e batata
Vamos então apresentar uma opção simples que você pode preparar hoje mesmo:
Ingredientes:
500 g de coxão mole cortados em cubo
1 caldo de carne
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola média picada
2 folhas de louro
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de chá de orégano
2 batatas médias cortadas em cubos
1 cenoura pequena em rodelas
200 g de molho de tomate
500 ml de agua
Cheiro verde e salsinha
Modo de preparo:
Coloque o óleo e os cubos de carne em uma panela e deixe fritar. Quando começar a secar a água solta pela carne, coloque a cebola, alho, orégano, pimenta-do-reino, caldo de carne, folhas de louro e deixe refogar, mexendo para a carne não queimar.
Depois, acrescente 250 ml de água e deixe cozinhar por cinco minutos. Então, coloque as batatas, cenoura, cheiro verde picado, cebolinha e o restante da água. Deixe cozinhar por 30 minutos e, por fim adicione o molho de tomate. Mexa bem, deixe mais cinco minutos cozinhando e está pronto.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!