Sexualidade

Famosos saem do armário: 5 exemplos para enfrentar preconceito

Por Redação Doutíssima 14/04/2013

De estrelas do cinema a astros da música, muitos famosos saem do armário todos os anos e revelam sua sexualidade. Além da importância individual do ato, na esfera coletiva ele pode ser decisivo para a conquista de novos direitos.

Famosos saem do armário nos últimos anos

A cada dia mais celebridades vêm a público falar sobre sua sexualidade e a liberdade de viver suas vidas da maneira como se sentem confortáveis. Precisando de um incentivo? Confira cinco famosos que se assumiram homossexuais:

  1. Tim Cook

Tornou-se o primeiro CEO abertamente gay de uma empresa quando, em 30 de outubro de 2014, revelou ser homossexual. O comandante da Apple indicou, em uma declaração pública, que embora nunca tenha negado sua sexualidade, nunca a havia reconhecido.

Ele revelou ainda que tem orgulho de ser gay e considera esse um dos maiores dons que Deus lhe deu.

2.  Ellen Page

A famosa atriz do filme Juno revelou sua sexualidade em discurso de evento beneficente para uma campanha dos diretos humanos, em Las Vegas, em fevereiro de 2014. Ela disse que estava cansada de esconder e mentir. Mencionou para a plateia que sofreu por anos porque estava com medo de se revelar.

3.  Ian Thorpe

O campeão olímpico de natação saiu do armário em uma entrevista na TV com Michael Parkinson, em julho de 2014, encerrando anos de especulação. Thorpe, nadador mais condecorado da Austrália, havia negado em seu livro de memórias de 2012 que era gay.

Em entrevista, ele acrescentou que lutou contra a depressão, o alcoolismo e o suicídio devido à negação sobre sua sexualidade.

4.  Ricky Martin

O cantor latino fez uma declaração em relação à sexualidade em seu site, em 29 de março de 2010. Segundo ele, era um homem homossexual de sorte e os anos em silêncio e reflexão o tornaram mais forte.

Lembrou que a aceitação tem que vir de dentro. Além disso, revelou que esse tipo de verdade dá o poder de conquistar emoções que ele nem sabia que existiam.

5.  Marco Nanini

O ator brasileiro sempre foi modelo por preservar a sua vida particular. Porém, em 2011, durante uma entrevista, assumiu a sua homossexualidade. “Moro em uma casa, com três cachorros. Às vezes, pintam umas namoradas, uns namorados. Namoradas, não. Namorados. Mas, se não pintam, sem problemas”, revelou o ator.

saem do armário

Apesar dos avanços, ainda há muito o que conquistar. Foto: iStock, Getty Images

Homossexualidade ainda é assunto polêmico

Apesar de questões relacionadas a orientação sexual estarem mais abertas nos últimos anos, a homossexualidade ainda é um assunto delicado. Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais  continuam a enfrentar estigmatização social.

Preconceito e discriminação com base na orientação sexual estão presentes em uma ampla gama de domínios importantes, incluindo o casamento e outros direitos legais. Isso sem falar em oportunidades de emprego, ambientes escolares, representações de mídia e serviço militar.

Crimes de violência são lembretes especialmente hediondos do ambiente adverso que ameaça o bem-estar físico, social, econômico e psicológico dos membros da comunidade LGBT.

Segundo dados mais recentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2012 foram registradas 6.809 violações de direitos humanos contra LGBTs. Além disso, pelo menos 312 gays, lésbicas e travestis brasileiros foram assassinados em 2013, segundo uma pesquisa feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!