Guia dos Dentes

Atenção gestantes não esqueçam do pré-natal odontológico

Por Redação Doutíssima 30/10/2013

pn-3

Trabalhei um bom tempo na rede pública de saúde odontológica e acompanhava constantemente às grávidas e seus futuros filhotes. São vários os benefícios de fazer um bom pré-natal odontológico juntamente com o pré-natal médico e hoje vamos relembrar um pouco os principais pontos desse tipo de atendimento odontológico: o pré-natal odontológico.

Se procurarmos a definição veremos que “O pré-natal odontológico consiste na assistência e no controle da saúde bucal da futura mamãe, no aconselhamento das manobras orientadoras e preventivas para a manutenção da saúde do bebê, com vistas à integridade dos dentes, equilíbrio da boca e harmonia da face.”

O ministério da saúde já promove as consultas odontológicas durante o pré-natal da gestante como obrigatório para quem quer ter um parto livre de complicações. Isso reforça o pré-natal odontológico e sua importância.

pn-4

Isso significa que o contato da mãe com o dentista, para manter sua própria saúde bucal e para saber mais sobre a boca e os dentes do seu filho, deveria começar quando o bebê ainda está na sua barriga ou até mesmo antes da gravidez.

São diversos os motivos de problemas na saúde bucal do bebê que podem estar ligados a fatores como:

– Probemas nutricionais da mamãe

– Utilização de alguns medicamentos

Temos alterações na mamãe, importantes a ser avaliadas como:

– Aumento da acidez bucal

– Aumento da ingestão de alimentos em menor espaço de tempo

– Mudança nos hábitos alimentares

– Diminuição nos cuidados com a higienização bucal

– Alterações hormonais (estrógeno e progesterona)

pn-2

Além da mãe, o pai também deve manter a saúde bucal, pois a proliferação de microorganismos pode contaminar o bebê com a doença cárie, que é uma doença infecto-contagiosa (transmissível), sendo a saliva o seu principal veículo transmissor. O principal problema que a maioria das gestantes apresenta é a inflamação gengival que ou surge ou se agrava na gestação.

As alterações mais vistas na cavidade bucal das gestantes, são:

– Maior tendência de sangramento gengival

– Vermelhidão intensa localizada em mucosa bucal

– Hiperplasia gengival

Sendo assim, as futuras mamães podem ser consideradas pacientes com risco temporário, maior que o normal, de desenvolverem complicações periodontais

As bactérias que provocam a inflamação da gengiva, liberando na corrente sanguínea toxinas que podem atingir a placenta e estimular a produção de citocinas e prostaglandinas, que podem induzir um parto prematuro.

pn-1

Seria muito interessante que a mulher que planeja ser mãe fizesse um tratamento dentário completo antes de engravidar, isso faria com que os retornos da mulher ao dentista, durante a gestação, ocorressem somente para fazer a profilaxia.

Não esqueça do seu dentista e do pré-natal odontológico, ele é de fundamental importância para que você possa ter um parto saudável e sem problemas para o seu bebê.