Guia dos Dentes

Cuidados de mãe: entenda como acontece a formação dos dentes do seu bebê e saiba como amenizar a irritação

Por Redação Doutíssima 03/04/2014

São poucos os bebês que não ficam irritados quando começam a ganhar dentinhos. A formação dos dentes pode causar coceira e dor em muitas crianças, por isso os choros que parecem inexplicáveis são comuns nessa fase. Aprenda sobre o processo de formação dos dentes e ajude seu filhote a aliviar os desconfortos desse período.

 

formação dos dentes

 

 

Por dentro da formação dos dentes do bebê

 

Quando estão para surgir os primeiros dentinhos do bebê, é normal que ele fique bastante irritado. É que entre os principais sintomas do aparecimento da primeira dentição incluem gengivas inflamadas e sensíveis, face quente e vermelha, salivação abundante. Os padrões de sono e da alimentação também são alterados. Vem a perda de apetite, a vontade de morder objetos para coçar as gengivas e também uma irritabilidade geral.

Os primeiros dentes de leite a nascer, entre 6 e 12 meses de vida, são os quatro dentinhos da frente, começando pelos de baixo. Entre 18 e 36 meses nascem os dentes de leite posteriores. Nessa fase, apenas dentes de leite estão presentes na boca. Esses dentes de leite vão começar a cair por volta dos seis anos de idade, quando os dentes permanentes vão nascer para substituí-los.

Um fator importante que as mães devem tomar em conta é que a amamentação no peito durante o primeiro ano de vida é fundamental para a saúde do bebê. Além da prevenção de inúmeras doenças, importância afetiva e nutricional, o ato de sugar o peito promove exercícios musculares da face do bebê. Isso favorece a respiração nasal e previne grande parte dos problemas de posicionamento incorreto durante a formação dos dentes e das estruturas faciais.

 

Ajudando o bebê a aliviar a dor

 

Fale com o pediatra do seu bebê e tente desenvolver estratégias junto com ele. Vocês pode:

formação dos dentesDar ao bebê um objeto para morder. Existem diversos modelos e marcas. Os mordedores mais famosos têm formato de anel. Alguns são especiais para calmar as gengivas irritadas. Uma boa dica é colocá-lo na geladeira antes de dar ao bebê. O frio fará as gengivas se anestesiarem e a dor diminuirá. Existem também outros modelos de anéis com relevos diversos que massageiam as gengivas e podem ser oferecidos ao bebê antes do aparecimento dos primeiros dentinhos, pois eles favorecem  a formação dos dentes.

Outra solução é fazer massagens nas gengivas doridas com um gel específico à base de plantas, que ajudarão a aliviar a dor da formação dos dentes momentaneamente. Também é possível o uso de gel anestésico que evite as dores, contudo, o anestésico faz com que o bebê babe muito.

Certifique-se de que o bebê descanse bastante. Como ele fica muito irritado durante a noite, faça com que ele consiga cochilar durante o dia sempre que ele puder.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Brincadeiras para os primeiros 12 meses do bebê

Querendo inovar na comidinha do seu filho? 8 Papinhas de frutas para o seu bebê no verão

Vida de bebê: veja a reação de bebês descobrindo novas sensações

9 Coisas que você não sabia sobre cuidar de bebês gêmeos

Alergia no bebê: saiba o que fazer

Ajudando o bebê a falar

Seu bebê é um desafio?