Guia dos Dentes

Confira dicas para o uso do fio dental com aparelho ortodôntico

Por Redação Doutíssima 18/06/2014

Muitas pessoas consideram impossível de se usar fio dental com aparelho ortodôntico porque usam braquetes. Embora seja mesmo uma operação mais complexa, o uso diário de fio dental não é mesmo importante ao usar o aparelho.

Importância do fio dental com aparelho ortodôntico

Usar o fio dental com aparelho ortodôntico é especialmente necessário diante da probabilidade de que alimentos fiquem presos nos braquetes, nos arcos e nos fios. Caso não seja realizada uma boa higiene, são elevadas as chances de haver incidência de cáries, principalmente se esses alimentos contiverem açúcares.

Passar fio em dentes com aparelho não é algo fácil, mas segue sendo importante. Foto: Shutterstock

Passar fio em dentes com aparelho não é algo fácil, mas segue sendo importante. Foto: Shutterstock

Cuidados com a higiene bucal são importantes a qualquer tempo. Passar fio dental com aparelho ortodôntico vai levar quase o dobro do tempo de usar o fio em dentes sem aparelho, mas deve ser feito regularmente para prevenir a gengivite e o acúmulo de placa, especialmente.

Para facilitar o uso de fio dental com aparelho ortodôntico, prefira o fio encerado. Isso porque o fio não encerado tem maiores chances de trancar no aparelho ou de deixar fiapos. Ao passar o fio dental, sugere-se usar, além de um fio encerado, um passador de fio, o qual irá deslizar por entre os dentes.

Fio dental com aparelho ortodôntico em crianças

Acostumar crianças pequenas a usar fio dental com aparelho ortodôntico e com a destreza necessária não é uma tarefa fácil. Os pais inevitavelmente terão de ajudar a criança.

O ideal é que se ajoelhe ou se sente em uma área bem iluminada, pois pode levar um bom tempo neste processo. No caso de crianças inquietas, procure coloca-la em um local onde possa assistir ao seu programa favorito ou escutar uma música enquanto você estiver passando o fio.

Três dicas sobre fio dental com aparelho ortodôntico

É possível ter sucesso ao passar fio dental com aparelho ortodôntico. Preste atenção às três dicas abaixo, que irão para facilitar a utilização do fio dental regularmente nas crianças que usam aparelho dentário:

1. Use a ferramenta correta;

2. Passar o fio entre os dentes é quase como passar uma linha em uma agulha;

3. Uma ferramenta barata e descartável é o passa fio ortodôntico. Ele será indispensável quando se passa o fio dental por entre o aparelho, pois permite puxar o fio através dos dentes acima dos fios e chegar à gengiva.

Como usar o fio dental com aparelho ortodôntico

Embora seja mais trabalhoso usar fio dental com aparelho ortodôntico, podemos adotar algumas medidas para torná-la mais prática. Confira:

1. Use fio dental encerado, que não fica facilmente enganchado nos braquetes;

2. Escolha um produto desenhado especificamente para limpar ao redor dos braquetes, como a escova para ortodontia;

3. A quantidade suficiente de fio dental com aparelho ortodôntico é de aproximadamente 45 centímetros;

4. Sempre haja com cuidado enquanto estiver passando o fio dental com aparelho ortodôntico;

5. Pegue o fio dental e passe-o por baixo do arco principal do braquete e antes de passá-lo entre dois dentes;

6. Retire logo o fio dental e enfie novamente por baixo do fio ortodôntico principal para passar entre o seguinte par de dentes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dente do juízo, terceiro molar, dente do siso: muitos nomes, um só problema

Mitos e verdades sobre a retirada do siso (os dentes do juízo)

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Como arrancar o dente do seu filho: dica de uma mãe

Qual restauração dentária é melhor: prateada ou da cor do dente?

Vamos saber tudo sobre as manchas intrínsecas nos dentes

Dúvida do leitor: antibiótico estraga os dentes?