Estética

Confira 3 técnicas para manter uma pele de seda

Por Redação Fortíssima 29/01/2016

Que mulher nunca sonhou em ter uma pele de seda, com aspecto macio e saudável? Manter uma aparência radiante é definitivamente um desejo do universo feminino, mas conquistá-lo pode ser desafiador diante de fatores internos e externos, como a poluição do ar e a dificuldade em manter uma dieta equilibrada.

Dicas para conquistar uma pele de seda

A boa notícia é que é possível, sim, conquistar uma pele de seda. Para isso, vale a pena contar com alguns truques de especialistas. Confira, abaixo, três técnicas apresentadas pela farmacêutica Mika Yamaguchi e pela dermatologista Claudia Marçal:

  1. Limpeza

“Uma boa higienização com um sabonete dermocompatível e que consiga manter a integridade do manto hidrolipídico é o primeiro passo indispensável para mantermos a saúde da pele”, explica Mika.

Mas qual produto escolher? Claudia recomenda o uso de um sabonete com ativos à base de extratos naturais, que deverá ser enxaguado com água em temperatura de ambiente ou fria.

  1.  Esfoliação

“Os esfoliantes devem ser usados uma vez por semana, pois ajudam a eliminar as células mortas, a estimular renovação celular e a aumentar a permeação de ativos presentes em cremes”, sinaliza a farmacêutica. Ela indica o uso de produtos feitos com ingredientes naturais, como os derivados da seda de arroz, que garantem viço e luminosidade à pele.

A dermatologista Claudia também recomenda a esfoliação à base de extratos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot, para promover renovação epitelial, a eliminação de proteínas mortas e do sebo presentes no orifício dos poros.

“Basta aplicar o esfoliante na pele molhada, massagear com movimentos circulares e deixar agir por dois a três minutos. Depois, é só enxaguar”, orienta a dermatologista. De acordo com ela, o processo de esfoliação vai deixar a pele mais fina, sedosa, macia e receptível à hidratação.

  1. Hidratação

Ambas as especialistas destacam é importante finalizar os cuidados com a pele com um bom hidratante, capaz de proteger a barreira cutânea e reparar os danos causados à derme por fatores ambientais externos. Durante o dia, também é possível apostar no uso de produtos que componentes antioxidantes, que complementam a ação do protetor solar.

“Nos hidratantes, um ativo que ajuda muito na conquista de uma pele sedosa e jovial é o ácido hialurônico, que possui a capacidade de estimular a renovação celular e também de ativar os canais de hidratação da nossa pele. Os resultados contemplam maciez e combate às linhas de expressão”, diz Mika.

Mas antes de apostar em qualquer hidratante, o melhor é conversar com o dermatologista. “Um olhar clínico vai ajudar a garantir resultados melhores, pois o uso de ativos e produtos será indicado de acordo com as suas necessidades particulares”, reforça a farmacêutica.

Alimentação para uma pele de seda

Os cuidados com a pele começam de dentro para fora. Por isso, além de usar produtos externos, é muito importante manter uma dieta equilibrada para conquistar uma aparência saudável. A dica é consumir alimentos que ajudem a reforçar a barreira protetora da pele.

“Alimentos que contenham fosfolipídeos e ômega 3 são importantes para manter a estrutura da barreira cutânea, que confere integridade à pele”, esclarece Mika. Por isso, a dica é incluir no cardápio alimentos de origem vegetal e animal: coco e seus derivados, abacate, avelã, amêndoa, avelã, amendoim e óleos como o de soja e canola.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!