Estética

Pelos encravados têm solução! Conheça 4 tratamentos para fazer em casa

Por Redação Doutíssima 25/08/2014

Independentemente do método de depilação, os temíveis pelos encravados podem surgir. Mas engana-se quem pensa que este problema é apenas feminino, já que os homens também o enfrentam após se barbearem.

O que causa os pelos encravados

Também conhecidos como pseudofoliculite, os pelos encravados ocorrem quando o pelo cresce dentro da pele depois de arrancado ou cortado de forma inadequada. Por isso, uma boa forma de evitá-los é ter bastante cuidado na hora da depilação, sempre no sentido do crescimento dos pelos.

pelos-encravados

Pelo encravado surge após ser arrancado ou mesmo cortado de forma inadequada. Foto: Shutterstock

Opções caseiras contra os pelos encravados

Mas se você já sofre com os pelos encravados, saiba que é possível tratar o problema em casa. Veja a seguir alguns dos melhores tratamentos caseiros.

1. Açúcar

O açúcar é um ótimo esfoliante para a pele, e pode te ajudar a ficar livre dos pelos que venham a encravar. O açúcar esfolia e remove as células mortas e, assim, ajuda o pelo a sair da pele. Além disso, ele vai deixar a sua pele suave e sedosa.

Como fazer a esfoliação com açúcar? Misture uma xícara de açúcar branco com meia xícara de azeite. Aplique uma pequena quantidade deste esfoliante caseiro sobre a área afetada. Esfregue suavemente a pele em movimentos circulares por alguns minutos. Em seguida, lave-a com água morna.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem um efeito calmante sobre a pele, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, pode ajudar a aliviar a coceira e a vermelhidão causada por pelos encravados.

Como usar o bicarbonato de sódio? Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de água. Depois, molhe uma bola de algodão na solução. Coloque sobre a pele afetada e deixe por cinco minutos. Em seguida, lave-a com água fria. Repita duas ou três vezes ao dia, conforme necessário.

Você também pode fazer uma esfoliação caseira com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e aveia misturado com água. Aplique a pasta suavemente sobre a pele e deixe-a por não mais que cinco minutos. Em seguida, enxague com água morna. Siga esse método duas vezes ao dia, conforme necessário.

3. Aspirina

A aspirina pode reduzir a vermelhidão e a inflamação, um dos dois sintomas mais comuns dos pelos encravados. A propriedade anti-inflamatória da aspirina reduz o inchaço, combate a inflamação e trata a infecção leve. Além disso, o ácido salicílico presente na aspirina retira a pele morta, o que faz com que o pelo saia de dentro da pele.

Como usar a aspirina? Mergulhe dois comprimidos de aspirina em uma colher de chá de água morna até formar uma consistência pastosa. Adicione uma colher de chá de mel na pasta. Depois, aplique a mistura na área afetada e deixe-a por 10 minutos. Lave com água morna.

4. Sal

Funciona como um agente esfoliante e, ao mesmo tempo, ajuda a aumentar a circulação sanguínea, promovendo a cura e reduzindo o inchaço.

Como utilizar o sal? Misture uma colher e meia de chá de sal de cozinha em um copo de água morna. Depois, mergulhe uma bola de algodão na mistura e massageie suavemente sobre a pele afetada. Deixe agir por alguns minutos e depois enxague com água. Faça isso duas vezes por dia até que o pelo saia da pele.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!