O leite materno é essencial nos primeiros meses de vida para o bebê, mas nem sempre a mãe pode estar por perto do filho em tempo integral. É nessas horas que a ordenha manual se torna uma alternativa e tanto.
A técnica consiste na retirada do leite do seio para o consumo da criança. Ideal para prolongar o tempo de amamentação, especialmente quando chega o momento de voltar ao trabalho, o método exige alguns cuidados.
Como fazer a ordenha manual
Há muitas razões para realizar a ordenha manual de leite materno. Você pode armazenar o alimento para momentos em que estiver longe do seu bebê ou de volta ao trabalho, bem como para aumentar a produção de leite.
Vale saber que a amamentação segue a lógica da oferta e da demanda. Quanto mais você amamentar, mais seus seios irão produzir. Afinal, os recém-nascidos precisam do leite para manter um desenvolvimento saudável.
Segundo estudos publicados nas revistas Archives of Disease in Childhood e American Journal of Epidemiology, a amamentação protege contra doenças crônicas como a celíaca, inflamatória do intestino, asma e até câncer.
Para usar a técnica de ordenha manual desde o início da amamentação, é bastante simples. Veja como fazer:
- Lave suas mãos e mamas com sabão neutro, prenda os cabelos e use uma máscara sobre a boca. Prepare um recipiente para recolher o leite. Higienize o recipiente em água muito quente antes de usar
- Massageie suavemente seus seios para baixo e para fora em direção ao mamilo. Se possível, aplique calor através de compressas de três a cinco minutos antes da ordenha. Isso é capaz de estimular o reflexo de descida
- Apoie o peito entre os dedos e o polegar, em formato de C, com o dedão na parte superior da aréola e os demais dedos na parte inferior a mama. Você pode ter que ajustar essa posição para frente ou para trás para obter melhores resultados
- Passe o polegar e os dedos em direção a seu mamilo. Esse movimento não é uma compressão, mas sim um rolamento. Não aperte o mamilo, somente a aréola. Repita este processo, girando a mão em torno de seu peito. Alterne os seios a cada poucos minutos.
Cuidados com o leite materno
Além dos cuidados durante a ordenha manual, é imprescindível ter atenção para o armazenamento do leite materno. Você pode colocar o líquido em um recipiente de vidro na geladeira por até cinco dias, a 4°C ou mais baixo, ou durante duas semanas no freezer.
Caso tenha congelado o leite, descongele-o na geladeira antes de dar ao bebê. Depois de descongelado, use imediatamente. Não se esqueça ainda de fornecer o leite à temperatura do corpo, colocando a mamadeira em água morna.
E aí, aprendeu? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!