A crise hídrica, que antes parecia tão distante, já mostrou ao Brasil que é uma realidade próxima. De acordo com as estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), ela poderá afetar dois terços da população mundial até 2025. A saída é fazer a sua parte e aprender como economizar água, seja no trabalho ou nas atividades domésticas.
O consumo de água no mundo, segundo a ONU, varia muito em diferentes partes do planeta. No total, a agricultura detém 70% da utilização do recurso, seguida pela indústria (22%) e pelo uso doméstico e comercial, que representa 8%.
Nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, a maior parte do uso (59%) está ligado à indústria. Nos subdesenvolvidos, por outro lado, é a agricultura que domina com 82%.
Dicas sobre como economizar água
De acordo com a recomendação da ONU, o consumo ideal de água por dia é de até 110 litros por habitante. Nas capitais brasileiras, que representam o maior índice de utilização do recurso natural, a média chega a 150 litros diários. Ou seja, 36% a mais.
Os problemas com abastecimento e falta de água nos reservatórios de boa parte do Sudeste do país, principalmente na cidade de São Paulo, serviram de alerta. Com a proximidade do inverno, uma estação tradicionalmente mais seca, a recomendação é utilizar o recurso com consciência. Algumas dicas podem ajudar:
- Quando estiver escovando os dentes, desligue a torneira. Pode parecer besteira, mas uma pessoa pode economizar até 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida com esse hábito.
- Se duas pessoas em cada residência da Grande São Paulo reduzissem em cinco minutos o tempo de banho, seria possível economizar até 13,4 bilhões de litros de água por mês? Isso poderia abastecer uma população maior que a de Salvador. Por isso, a dica é tomar banhos rápidos e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.
- Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não está pingando. Ao longo de um ano inteiro, essas gotinhas podem representar o desperdício de 16 mil litros de água limpa e tratada – além de R$ 1.200 a mais na sua conta.
- A limpeza da casa, da calçada e do carro é outro ponto que exige atenção. Uma mangueira comum de uso residencial, com três quartos de polegada, gasta 600 litros de água a cada trinta minutos, cerca de quatro vezes mais que o total que uma pessoa deveria consumir por dia.
Educação para evitar o desperdício
Se não houver mudanças de hábitos a curto prazo, além de metade da população contar com problemas de abastecimento, a situação de 768 milhões de pessoas que já não têm acesso à água potável se tornará ainda mais complicada. Por isso, aprender como economizar água é vital.
A educação para eliminar o desperdício começa em casa. Uma dica é sentar com toda a família e propor uma análise da conta de água. Observe quanto todos consomem e identifique os pontos em que seria possível economizar. A partir daí, proponha uma meta para reduzir o uso. É uma forma criativa de estimular o consumo consciente.