Nutrição

8 Alimentos rejuvenescedores

Por Redação Doutíssima 16/09/2013

Você sabia que os segredos da nossa juventude está na nossas despensa? Modificando os nossos hábitos e tendo uma alimentação correta e equilibrada, é possível prevenir uma série de problemas, como problemas de ossos, de visão, cansaço, entre outros.

Confira agora o nosso TOP 8 dos alimentos rejuvenescedores!

alimentacao-correta-na-terceira-idade

1) Kiwi

Por conter o ácido propeolítico, o kiwi pode melhorar a circulação e a ajudar a combater o chamado mau colesterol (LDL). A fruta também possui uma enzima chamada actidina, que ajuda a digerir as proteínas.

A alta quantidade de vitamina C ajuda a prevenir gripes e resfriados. A vitamina C também desempenha um papel fundamental no combate ao envellhecimento, pois é um antioxidante que elimina os radicais livres.

A fruta contém uma quantidade considerável de fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, substâncias que ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

 

2) Abacate

O abacate é rico em vitaminas. Por conter vitamina E, ácido fólico (B9) e derivados proteicos com ação antioxidante, o abacate combate a degeneração celular.

Contém 10 ácidos graxos, dos quais cinco são mono e poli-insaturados, com destaque para o ómega-9, ómega-7, ómega-6 e ómega-3, este último protege contra câncer.

Em sua composição também é encontrado o sitosterol, que previne a acumulação de colesterol. Possui, para além disso, aminoácidos essenciais (arginina, fenilalanina, lisina…), fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

 

3) Tomate

Recheado de vitaminas, minerais e flavonóides, o tomate também contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que confere a cor vermelha e combate a degeneração celular que conduz ao envelhecimento.

Ele também previne o aparecimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos. É benéfico para a visão e para a saúde do sistema nervoso.

 

4) Presunto

Acredite se quiser, mas o presunto protege o coração e reduz o colesterol. Porém ele não deve ser excessivamente gordo nem salgado.

Além de possuir cerca de 40% de proteínas, o que pode substituir a carne nas refeições, os ácidos graxos na sua composição ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares.

O presunto é rico em cobre (essencial para os ossos e cartilagens), ferro, fósforo e também possui vitamina E, que é um potente antioxidante.

 

5) Brócolis

Por ser rico em zinco, o brócolis favorece a função da próstata e a qualidade do esperma. A luteína que contém no brócolis ajuda a retardar o envelhecimento.

Por causa do elevado índice de ácido fólico e ferro, o brócolis é muito recomendado para grávidas, convalescentes, pessoas anémicas. Além disso, atuam como fitoestrogénios na menopausa.

 

6) Chá verde

O chá verde é rico em polifenóis, bioflavonóides e vitaminas A, C e E, o que o transforma no elixir antioxidante e anticancerígeno.

Além de reforçar o sistema imunitário, protegendo o organismo de bactérias e vírus prejudiciais, o chá verde também ajuda a reduzir a gordura corporal, o colesterol e previne as doenças cardíacas.

 

7) Soja

A soja contém vitaminas A e E, e três do grupo B (B1, B2 e B5). A vitamina ajuda a conservar os epitélios celulares, responsáveis por revestir as superfícies do corpo e dos órgãos.

Ela possui muito minerais, sobretudo potássio e fósforo. Para uma boa estrutura óssea, a relação cálcio-fósforo presente na soja é essencial.

Entre outros benefícios, a soja ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, sobretudo na mulher após a menopausa, além de aliviar os sintomas da menopausa.

 

8) Chocolate preto

Graças aos seus flavonóides, o chocolate tem uma grande atividade antioxidante, que combate os sinais do envelhecimento.

O chocolate também beneficia a dilatação das artérias e o aumento do seu diâmetro. Além disso, ele estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcalóide que atua como neurotransmissor cerebral.

 

 

Fonte: Gazeta Rural