Nutrição > Receitas

Empadão vegano: veja como preparar o seu

Por Redação Fortíssima 03/10/2016

Se você quer uma receita saudável para lanche ou jantar, um empadão vegano é uma ótima escolha. Para fazê-la corretamente, é preciso escolher minuciosamente os ingredientes, já que todos de origem animal estão excluídos. Pode parecer impossível, mas o resultado é delicioso e diferente de tudo o que já experimentou.

Vegetariano ou vegano

A adoção do vegetarianismo acontece por razões diversas. Enquanto para alguns trata-se de uma questão ética, outros optam por esse meio de vida por conta de sua religião ou ainda questões de saúde.

Atualmente, você pode ter ouvido algumas pessoas que se consideram veganas. Há semelhanças entre elas e as vegetarianas, mas as diferenças também estão presentes. Um vegano exclui qualquer tipo de produto de origem animal do dia a dia.

Estão proibidas carnes, mas também laticínios e ovos, por exemplo. Mas o estilo não fica preso apenas à alimentação. Itens como couro ou cosméticos que tenham sido testados em animais também são eliminados da rotina. Em geral, esse é um processo lento de transformação, que começa com o vegetarianismo. 

Embora exista quem questione os efeitos do estilo para a saúde, um estudo publicado no British Medical Journal revela que dietas veganas com baixos carboidratos reduzem níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas.

Além disso, comer plantas tem sido associado à vida sexual mais satisfatória. Há ainda a questão da proteção dos animais, principal motivo da causa. O objetivo é mostrar que nem só a dor do animal doméstico importa e que o consumo de carne pode estar ligado a diferentes tipos de abuso.

empadao vegano-doutissima-iStock getty images

O empadão pode ser feito em receita única ou porções individuais. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um empadão vegano

Se você pensa que fazer uma receita vegana é complicado, saiba que é muito fácil e saboroso. É possível encontrá-la em várias versões. Confira duas delas que a equipe do Doutíssima separou para você. 

Empadão vegano de palmito

Ingredientes

2 xícaras e meia de farinha de trigo

1/2 xícara de creme vegetal

1 colher de chá de sal

Azeite para refogar

1/2 cebola picada

2 dentes de alho amassados

2 tomates picados

300g de palmito picado

2 xícaras de leite de aveia

Temperos e sal a gosto

Modo de preparo

Misture a farinha, o creme vegetal e o sal até formar uma massa uniforme. Cubra uma forma com parte da massa. Depois, leve os demais ingredientes para uma panela em fogo baixo e coloque-os na forma sobre a massa. Com o restante da massa, cubra o recheio e leve ao forno por cerca de 25 minutos.

Empadão de abóbora vegano

Ingredientes

2 xícaras de farinha de arroz integral

1/2 xícara de azeite congelado

1 pitada de sal

1 cebola de cebola picada

1 dente de alho picado

2 xícaras de abóbora ralada

1 xícara de abobrinha ralada

1 xícara de alho-poró fatiado

1 xícara de tofu

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite e coloque a abóbora, a abobrinha e o alho-poró. Bata no liquidificador o tofu com um pouco de azeite e temperos a gosto, juntando ao refogado.  Para fazer a massa, basta juntar a farinha de arroz, o sal e o azeite congelado até formar uma massa homogênea.

Agora é só montar o seu empadão. Coloque uma parte da massa no fundo da forma, adicione o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno médio por 20 minutos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!