Clínica Geral

5 Check-ups que todo homem deveria fazer em si mesmo

Por Redação Doutíssima 30/12/2013

m_153605795

 

 

Sinais de problemas de saúde podem se esconder em lugares muito inesperados. Veja aqui 5 check-ups que todo homem deveria fazer em si mesmo.

Visão global


Muita coisa pode acontecer entre uma visita ou outra ao médico, especialmente uma vez que mais da metade dos homens fogem de seus exames físicos anuais, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família.
“Você pode se sentir bem, mas existem muitas coisas escondidas atras do bem-estar”, diz Bruce B. Campbell, médico especialista em saúde dos homens na Clínica Lahey em Burlington, Massachusetts. “escondido” não é uma coisa boa neste exemplo. É por isso que é tão importante realizar auto-exames regulares. E desculpe, homens, mas um auto-exame de câncer testicular não é o suficiente para manter seus órgãos vitais em dia.
Da cabeça aos pés, pequenas mudanças podem ser sinais de alerta de graves condições médicas, o que você deve comunicar ao seu médico o mais rápido possível. Aqui estão as mais surpreendentes, fáceis e rápidas maneiras de check-ups para você tornar parte de sua rotina matinal.

Verifique seu cabelo! 
Se você ver seu cabelo caindo em alguns pontos, pode-se dizer que é apenas a calvície que faz parte da natureza fazendo o seu trabalho. Errado, seu cabelo caindo em grande quantidade pode ser sinal de estresse, diz Campbell. Os hormônios do estresse podem causar glóbulos brancos que atacam os folículos pilosos, colocando seus fios em queda e não deixando-os crescer mais. Além disso, quando o crescimento do cabelo é desligado, ele pode facilmente cair quando pentear ou tomar banho . Pode parecer chato, mas isso é realmente apenas um sintoma de um problema maior como o estresse crônico que pode aumentar o risco de tudo, desde doenças cardíacas a perda de memória, diz Campbell. Entenda que o estresse não é uma coisa por si só. É uma reação que encadeia diversos fatores de riscos para a sua saúde. Se você sente que se estressa facilmente, fale com o seu médico ou psiquiatra sobre as técnicas de gerenciamento de estresse, ele podera te recomendar exercícios e meditação. Se você tem um transtorno de ansiedade, esses profissionais podem detectá-lo e prescrever medicamentos para ajudar a controla-los. Combatento o estresse e fazendo uso de certos medicamentos, você obtera abundância de nutrientes saudáveis ​para os pêlos e cabelos como o ferro, ômega 3, ácidos graxos e vitamina B12. Brócolis e salmão são boas apostas para fugir da calvice.

Verifique os seus peitos!


Se você ver um crescimento nessa regiao, você poderia dizer que são seus musculos do peitoral, mas os peitos mesmo que masculinos contêm tecido mamário, o que significa que eles podem desenvolver-se e você pode contrair câncer de mama. Embora apenas cerca de 2.140 casos de câncer de mama masculino são diagnosticados anualmente, auto-exames de mama são uma boa idéia, pois os homens não costumam fazer mamografias . ” O câncer de mama em homens geralmente é diagnosticado em um estágio mais avançado , e isso acontece porque nós ignoramos o risco “, diz Campbell. Cerca de uma vez por mês, enquanto você está no chuveiro, esfregue-os, fique atento para qualquer alteração no tamanho, verifique se você sente caroços incluindo o seu pescoço, e observe se existe qualquer alteração na cor ou forma de seus mamilos. Consulte o seu médico para um exame se algo parece suspeito , ele pode pedir uma mamografia ou ultra-som para dar uma olhada no que está acontecendo sob a pele. Olhe sempre para a sua árvore genealógica, cerca de um em cada cinco homens que desenvolvem o câncer tem um histórico familiar próximo.

Verifique sua urina!

Se você tem ao urinar problema você pode pensar que foi o excesso de alcool ou a falta de água. Esses problemas podem ser causados por aumento da próstata, o que pode ser um sinal de câncer. A próstata envolve a parte superior da uretra masculina, por isso, se ele incha ou desenvolve um crescimento, ela pode facilmente cortar o fluxo de urina, o que torna mais difícil começar, parar ou manter um fluxo constante.
É hora de um exame de próstata. Um homem em cada seis vai ter câncer de próstata durante sua vida, de acordo com a sociedade americana do câncer. Assim como um em 36 homens morrerão da doença, o diagnóstico precoce é essencial, mas antes de enlouquecer, lembre-se que o aumento da próstata não significa que você necessariamente tem câncer. Embora a causa do aumento benigno da próstata não é conhecida, muitos homens com idade acima de 40 devem se submeter ao exame. Um teste de exame de sangue ou toque retal pode determinar se você precisa ir em frente com uma biópsia.

Verifique sua boca!

Se você sente uma dor ou inchaço que nao melhora, Isso pode significar uma afta ou um problema ainda mais sério. Uma ferida na gengiva, língua, garganta, ou lábios que não cicatriza pode ser um câncer. Cerca de 40.250 pessoas, na maioria delas homens, terão câncer na boca. Este ano, de acordo com a sociedade americana do câncer. A pesquisa mostra que o câncer bucal é duas vezes mais comum em homens que em mulheres, possivelmente por causa de infecções de HPV causadores de câncer, que não podem ser testados nos homens.
Converse com o seu médico ou dentista para um possivel exame. Se ele vê ou sente algo suspeito, outros testes utilizando um corante especial, luz, ou uma escova para as células da biópsia (não se preocupe, é relativamente indolor) podem ajudar a identificar exatamente o que a anormalidade é.

Verifique sua cintura!


Se você ver sua circunferência com mais de 37 polegadas, pode-se dizer que você adquiriu alguns quilos a mais, porém isso pode ser possivelmente, diabetes e doenças cardiovasculares. ” A presença de gordura da barriga pode ser a produçao de sucos inflamatórias que podem aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas “ diz Dr° Campbell. Mais de um em cada três homens têm uma forma de doença cardíaca e 11,8 % dos homens com idades entre 20 anos e mais têm diabetes. O excesso de peso é um fator de risco principal para ambos os casos. Para obter os resultados mais precisos , use uma fita métrica, pano ou corda e envolva-a em torno da sua cintura um pouco acima do umbigo para medir. Emagreça! Reduzir o tamanho da cintura pode reduzir significativamente suas chances de desenvolver doenças cardíacas e diabetes. Além disso, você deve conversar com seu médico sobre quaisquer outros fatores de risco que você pode ter , mesmo que você parece estar livre de sintomas. Metade dos homens que morrem subitamente de doença coronária não têm sintomas, de acordo com a sociedade americana do coração.