Rabanetes, nabos, cebolas, brócolis… Todos estes vegetais têm folhas nutritivas e suculentas que são deliciosas em muitos pratos. Leia abaixo as diversas virtudes das folhas de vegetais e ideias de como cozinhá-las da nutricionista Virginie Liégeois.
Boas para a sua saúde
Ricas em vitaminas e minerais, vale muito a pena utilizar as as folhas de vegetais nos seus pratos. Elas funcionam particularmente bem em sopas e molhos, e ao utilizá-las você também minimizará o desperdício. “Em vez de jogá-las fora, você pode adicionar folhas de vegetais a diferentes pratos”, afirma Véronique Liegeois. Seu conteúdo rico em vitaminas e antioxidantes é um bônus adicional. “As folhas de vegetais muitas vezes têm cores vibrantes e são uma boa fonte de caroteno e ácido fólico — uma arma contra a anemia que é especialmente importante durante a gravidez”. As folhas de vegetais também têm um alto teor de vitamina C. “Os caules de cebolas e chalotas vendidos em cachos são muito ricos em caroteno”, diz a nutricionista. As folhas de brócolis e repolho também são tão ricas em cálcio quanto o restante dessas plantas.
“As folhas de alguns vegetais, como cebolas, nabos e rabanetes contêm substâncias sulfurosas que possuem propriedades anticancerosas”, acrescenta Véronique Liègeois. Além de tudo isso, as “folhas de vegetais também possuem baixas calorias”, explica ela.
Cozinhando as folhas de vegetais
Os pratos mais simples para cozinhar com folhas de vegetais são sopas, molhos e legumes. “As folhsa de rabanete, brócolis e nabo aumentarão o teor de vitamina do purê de batata, por exemplo,” explica Véronique Liègeois. Sopas com folhas de batata, folhas de cenoura e folhas de abobrinha também são deliciosas. “O caroteno resiste bem ao cozimento”, ressalta a nutricionista, “e você pode usar folhas de cebola e chalota, como a cebolinha, para realçar o sabor”. Você pode comê-las cozidos, amassadas, acrescentadas a grãos ou outros legumes, ou até mesmo em uma omelete.
As folhas de cebola podem ser usadas em pratos de vegetais como alho-poró refogado, por exemplo. Basta cortá-las em fatias pequenas e refogá-las com alho-poró na manteiga e azeite.
Você também pode consumir vegetais crus em smoothies (mistura de frutas com vegetais) ou adicionados a saladas. Eles vão aumentar o teor de vitamina C e melhorar o paladar. Mas vale lembrar que essas folhas podem ter um gosto muito forte e são mais difíceis de digerir quando estão cruas.
Escolhendo as folhas de vegetais
“Para maximizar o benefício nutricional que você obtém das folhas, consuma-as sempre muito frescas e selecione aquelas com a melhor cor. Descarte as folhas murchas”, diz a nutricionista. Se as folhas estão murchas, o teor de vitamina C terá sido em grande parte destruído. Lembre-se que legumes como rabanetes não contêm tantas vitaminas como outros tipos de vegetais. É importante selecionar as folhas com cuidado. Véronique Liègeois aconselha a compra de produtos orgânicos e ir até os mercados, uma vez que haverá um giro mais rápido da produção.
E se você não cozinhá-las imediatamente? “Corte as folhas cuidadosamente e coloque-as em um saco lacrado”, aconselha a nutricionista. No entanto, não as mantenha por mais de 24 horas, uma vez que após esse prazo o teor de vitaminas será reduzido consideravelmente.