Hoje vou falar um pouquinho sobre a fisioterapia respiratória, mais precisamente, vou falar sobre o enfisema pulmonar.
As doenças do sistema respiratório são as maiores causas de patologias mundiais, e com conseqüentes morbidades e mortalidade. No Reino Unido essas patologias são a razão mais comum de consultas ao médico clínico geral, e geralmente provocam mais dias perdidos no trabalho do que qualquer outra doença. As doenças respiratórias podem ser restritivas e obstrutivas. Estas são as mais comuns, sendo secundárias apenas à doença cardíaca como causa de incapacidade.
O que é enfisema pulmonar?
É uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos, tornando-se hiperinsuflados (muito distendidos). Esta destruição ocorre nos alvéolos, onde acontece a troca gasosa do oxigênio pelo dióxido de carbono. Como resultado, a pessoa passa a sentir falta de ar para realizar tarefas ou exercitar-se.
Quais são as causas?
Normalmente o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo. O enfisema pode também surgir em pessoas não fumantes que tem deficiência de uma enzima protetora dos pulmões (alfa-1-antitripsina), caso onde a doença se manifesta mais cedo e cuja origem geralmente é genética.
Principais sintomas e diagnóstico
– Os sintomas mais freqüentes são:
- Chiado no peito;
- Tosse seca;
- Falta de ar que vai se agravando na medida em que a doença avança.
Os pulmões perdem elasticidade e os alvéolos ficam maiores, isto dificulta a saída de ar, fato que também causa desconforto à pessoa doente. Já nos pulmões saudáveis os alvéolos são pequenos, esponjosos e elásticos. Nos estágios mais avançados da doença a pessoa passa a sentir falta de ar nas tarefas mais simples como caminhar ou falar. Com o passar do tempo o tórax adquire um formato cilíndrico característico das pessoas com este distúrbio.
– O diagnóstico geralmente é feito pelo médico sabendo que o paciente tem histórico de longa exposição ao tabaco, com o auxilio de tomografia computadorizada e com espirometria (exame que mede a capacidade dos pulmões de colocar o ar para fora dando, desta forma, uma idéia do funcionamento pulmonar).
Tratamento para enfisema pulmonar
Primeiramente, se você é fumante: PARE DE FUMAR
O tratamento clínico para o enfisema pulmonar é feito através do uso de medicamentos que diminuam os sintomas da doença, tais como: os anti inflamatórios e os corticosteróides; uso de um balão de oxigênio para facilitar a respiração e fisioterapia.
– Tratamento fisioterápico para enfisema pulmonar:
O tratamento fisioterápico para enfisema pulmonar consiste na realização de exercícios para expansão pulmonar, alongamento dos músculos acessórios da respiração, conscientização da postura e da respiração correta, utilizando o diafragma e não a região superior do tórax a fim de evitar a respiração apical, melhorando toda a função respiratória.
As sessões de fisioterapia devem ser realizadas diariamente e inicialmente pode ser necessário utilizar o balão de oxigênio durante os exercícios.
– Tratamento natural para enfisema pulmonar
Um ótimo tratamento natural para enfisema pulmonar é aprender um exercício chamado freno labial e realizá-lo várias vezes ao dia. Basta inspirar profundamente e soltar o ar pela boca com os dentes entreabertos e os lábios semicerrados e forma a movimentá-los com o ar que sai pela boca.
Este simples exercício fortalece os músculos expiratórios e ajuda a eliminar completamente o ar dos pulmões.