Especialidades

Entenda quais são os casos em que o sopro no coração é grave e como identificá-los

Por Redação Doutíssima 22/04/2014

O sangue flui de modo contínuo e em uma única direção dentro das cavidades cardíacas, não produzindo nenhum barulho. O sopro no coração é grave. Ele é um som que pode ser escutado quando há interferência neste fluxo, havendo turbulência do sangue dentro do coração. Ele geralmente surge por problemas nas válvulas cardíacas.

O sopro pode ser funcional, fisiológico (sopro inocente) ou patológico (em decorrência de defeitos no coração). Em média de 40% a 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes sem que isto provoque qualquer outra alteração e com desenvolvimento físico normal.

sopro no coração é grave

Sopros patológicos no coração podem ser congênitos ou adquiridos. Foto: Shutterstock

Já em adultos, predominam os sopros que surgem como complicações de cardiopatias causadas pela febre reumática ocorrida na infância, doença que também pode atingir o sistema nervoso central e o sistema osteoarticular.

O sopro pode ser sistólico (quando causado por estenoses das válvulas aórtica ou pulmonar, ou por insuficiência das válvulas mitral ou tricúspide) ou diastólico (quando provocado por estenoses das válvulas mitral ou tricúspide ou por insuficiência das válvulas aórtica ou pulmonar). O sopro benigno é sempre sistólico e de baixa intensidade. Já os sopros diastólicos ou de grau maior são sempre patológicos.

Sopro no coração é grave. Entenda

Não há uma explicação precisa para o aparecimento de sopros fisiológicos. No período neonatal, por exemplo, o sistema circulatório passa por modificações e o recém-nascido pode ter sopros na área pulmonar ou da valva tricúspide, que desaparecem em alguns dias. Já nas crianças em idade pré-escolar, o ecocardiograma pode indicar, por vezes, a existência de um falso tendão no ventrículo esquerdo.

Sopros patológicos podem ser congênitos ou adquiridos e são provocados, por exemplo, por alterações nas valvas (pequenos orifícios no septo que separa o lado direito do lado esquerdo do coração).

Nas crianças, além das lesões nas válvulas, o sopro cardíaco patológico também pode ocorrer por um defeito no septo que separa os ventrículos. Já nos adultos, os sopros ocorrem por defeitos nas válvulas, sejam estenoses ou insuficiências. As principais causas de sopro cardíaco adquirido são o prolapso da válvula mitral, a febre reumática, a endocardite infecciosa e a calcificação da válvula pela idade.

Diagnóstico

O exame definitivo para avaliação dos sopros e, consequentemente, das válvulas do coração é o ecocardiograma com Doppler, que fornece detalhes da anatomia do coração e informações sobre suas características funcionais. Este exame permite não só identificar o tipo de lesão nas válvulas, como medir o grau de estenose ou insuficiência e avaliar os danos ao coração em decorrência destas lesões. Há outros casos que exigem diagnóstico diferencial, com exames complementares, como o eletrocardiograma e o raio-X do tórax.

Tratamento

O sopro no coração é grave, mas não é uma doença em si, mas um sinal de doença. Assim, sopros causados por anemia ou febre desaparecem após o tratamento destes. Já no caso de lesão das válvulas, o tratamento é mais complexo. Se a lesão da válvula não acarreta maior esforço ao coração e não há sinais de insuficiência cardíaca, o tratamento é feito clinicamente. Entretanto, nas situações mais graves com importante lesão valvar, pode ser indicada a cirurgia para troca da válvula nativa defeituosa por uma válvula artificial.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Riscos cardíacos analisados ​​através dos cabelos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Mantenha seu coração em forma