Especialidades

Confira 3 tratamentos indicados para casos de vasinhos nas pernas

Por Redação Doutíssima 29/08/2014

Com o avançar da idade, vasinhos nas pernas acabam aparecendo em algumas pessoas. A diferença destes pequenos vasos para as varizes é que eles ficam na camada da pele e têm, no máximo, um milímetro de diâmetro.

vasinhos-nas-pernas

Escleroterapia a laser é uma técnica mais cara para tratar vasinhos nas pernas. Foto: Shutterstock

O que causa os vasinhos nas pernas

O principal fator para casos de vasinhos nas pernas é a hereditariedade. Segundo especialistas, a deficiência de proteínas, como a elastina e o colágeno, passa de geração a geração.

O corpo precisa destas substâncias na quantidade ideal, pois sem elas a parede do vaso fica mais frágil e propícia ao alargamento. Claro que também existem outros fatores que podem causar vasinhos nas pernas como obesidade, sedentarismo, gestação, uso de pílula anticoncepcional e reposição hormonal.

A maioria dos casos é tratada somente por questões estéticas. Uma vez que a veia é tratada, dificilmente ela voltará a aparecer, mas o que pode ocorrer é a formação de novos vasinhos. Por isto, não basta apenas retirá-los, ou seja, a mudança de hábitos também é fundamental para ativar a circulação e não dilatar outras veias.

3 tratamentos para vasinhos nas pernas

Escleroterapia com espuma

Nesta técnica, o profissional injeta nos vasinhos uma espuma que é a mistura de polidocanol com o ar. A espuma causa um processo inflamatório na parede interior do vaso, ocasionando o fechamento da veia e impedindo a circulação do sangue.

Sem o sangue, os vasinhos nas pernas perdem a coloração, se tornando invisíveis. É necessária apenas uma aplicação em casa vasinho e este tratamento não tem o mesmo efeito em veias maiores.

O processo é um pouco dolorido por causa da picada da agulha. A escleroterapia com espuma pode ser realizada em consultório médico e não precisa de anestesia, tendo a duração de cerca de 30 minutos.

Escleroterapia com glicose

Este tratamento é semelhante à escleroterapia com espuma, porém a glicose possui uma vantagem por ser uma substância bem aceita pelo organismo. Ela causa os mesmos efeitos que a espuma e pode ser misturada a outras substâncias como polidocanol, etamolin, glicerina cromada, sotradecol e variglobin.

A escolha entre as duas técnicas, em tratamentos para vasinhos nas pernas, depende do profissional e de sua experiência. Vale lembrar que o método é contraindicado a pacientes diabéticos. O processo é o mesmo da escleroterapia com espuma.

Escleroterapia a laser

Aplicado sobre a pele, o laser também causa o mesmo efeito que a espuma e a glicose. A energia luminosa aquece o vaso dilatado, gerando uma inflamação que une suas paredes.

A técnica com laser também causa um pouco de dor, pois são necessários vários disparos de luz, enquanto que as injeções pedem apenas uma picada. Por este motivo e por ser uma pouco mais cara, a escleroterapia a laser é pouco utilizada em casos de vasinhos nas pernas.

Tratamento após as sessões

Os especialistas indicam o uso de loções e pomadas para diminuir a dor e o inchaço provocados pelo tratamento. Além disto, é indicado o uso de meias elásticas por alguns dias, de acordo com a orientação do seu médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!