Especialidades

Fibrose pulmonar: conheça sintomas e veja como prevenir e tratar

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

A doença intersticial pulmonar (DIP), comumente conhecida como a origem da fibrose pulmonar, é na verdade uma condição, na qual os tecidos do pulmão, mais especificamente os alvéolos (responsáveis pela troca de gases), são substituídos por uma fibrose cicatricial aos poucos.

Assim, esses membros que recebem o oxigênio e expelem o gás carbônico deixam de funcionar corretamente, fazendo com que o pulmão tenha uma perda irreversível de sua capacidade. Porém, é preciso destacar que a DIP é a causadora da fibrose.

Dessa forma, as causas da DIP são também o que provoca a fibrose. A DIP possui uma variação de outras doenças que inflamam os alvéolos e causam cicatrização, levando à fibrose.

fibrose pulmonar

Doença causa perda irreversível da capacidade de funcionamento do pulmão. Foto: iStock, Getty Images

Causas da fibrose pulmonar são as mesmas da DIP

Os problemas que desencadeiam uma doença intersticial no pulmão são vários. Um dos principais é a pneumoconiose, quando ocorre inalação de poeiras não orgânicas, como a sílica (principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro) ou asbesto (material com grande flexibilidade e resistência química, térmica e elétrica).

Além disso, pneumonias de hipersensibilidade ao mofo, sauna e poeira de ar condicionado também são causas da DIP e da fibrose pulmonar. O uso de drogas, infecções, exposição a gases, fumaças e vapor, bem como as doenças autoimunes (como as reumáticas, a sarcoidose e a bronquiolite) são outras possíveis desencadeadores da doença nos pulmões.

Existe uma variação da fibrose no pulmão, que se chama idiopática e tem causa desconhecida. Ela compromete os dois pulmões, podendo acontecer em vários membros de uma única família e se tornar hereditária.

Sintomas da fibrose pulmonar

Os sintomas da fibrose pulmonar dependem de como estão as lesões, como a doença está se desenvolvendo e as complicações das quais ela decorre. Os principais sinais incluem tosse, perda de apetite e de peso, dores no tórax, fraqueza e dificuldade respiratória.

Conforme o oxigênio vai deixado o organismo, pode também mudar a cor da pele, que adquire um tom azulado. Falta de ar e respiração ofegante também aparecem, podendo se tornar um sintoma mais grave depois de algum tempo.

Tratamento da doença depende da causa

Como na maioria das doenças, a fibrose pulmonar tem um tratamento mais eficiente se for diagnosticada precocemente. Ela vai depender da causa, da doença que a provocou, para ser tratada. Como é proveniente de uma DIP, é necessário acabar com a causa para tratá-la.

Na forma idiopática, a doença não tem cura e seu quadro não regride, mesmo após o tratamento. O que pode ser feito é um retardamento da evolução.

De acordo com a idade da pessoa, o estágio da doença e a presença ou não de diabetes e osteoporose, é indicado a forma mais correta para administrar os cuidados. O uso de corticoides e imunossupressores é o mais recomendado pelos médicos.

Prevenção é possível com hábitos saudáveis

Quando se mantém uma alimentação saudável, cuidando também de algum problema de saúde já existente, além de manter uma rotina de exercícios e manutenção de peso, são menores as chances de desenvolver a fibrose pulmonar.

O pior inimigo para doença é o tabagismo. O cigarro deve ser erradicado dos hábitos para que não haja manifestação do problema. Como a doença é progressiva, não existe uma prevenção específica para o modo idiopático.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!