Gestante

5 Dicas para manter a saúde bucal durante a gestação

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

saúde bucal

Sorria – você está grávida! Mas com tanta atenção centrada em sua barriga durante a gravidez, é fácil ignorar a boca, até ela começar a gritar pela mesma atenção, como geralmente acontece durante a gravidez. Para começar, os hormônios de gravidez não são gentis com as suas gengivas, as quais, como as outras membranas mucosas, incham, inflamam e tendem a sangrar facilmente. Esses mesmos hormônios também deixam as gengivas mais suscetíveis à placa bacteriana e às bactérias, as quais podem rapidamente piorar a saúde bucal em algumas mulheres, possivelmente levando à gengivite (inflamação das gengivas) e até mesmo à cárie dentária.

5 Dicas para manter a sua saúde bucal durante a gestação:

1. Para uma boa saúde bucal, use o fio dental e escove os dentes regularmente, e use creme dental com flúor para evitar cáries. Escove a língua, pois ajudará a combater as bactérias e manterá o seu hálito mais fresco.

 

2. Peça ao seu dentista para recomendar um antisséptico bucal para reduzir as bactérias e as placas bacterianas, proteger as gengivas e os seus dentes.

 

3. Quando você não puder escovar após comer, masque um chiclete sem açúcar (a ação de mascar aumenta a quantidade de saliva, o que enxágua os dentes, e se o chiclete for adoçado com xilitol, a ação de mascar pode, de fato, ajudar a evitar a cárie). Ou mordisque um pedaço de queijo duro (que diminui a acidez em sua boca, e é o ácido que causa a cárie dentária).

 

4. Cuidado com o que você come, especialmente entre as refeições. Deixe os doces (especialmente os pegajosos) para quando você puder escovar os dentes logo em seguida. Consuma muitos alimentos com alto teor de vitamina C, a qual fortalece as gengivas e reduz a possibilidade de sangramento. Certifique-se, também, de preencher as suas necessidades diárias de cálcio. O cálcio é necessário ao longo da vida para manter os dentes fortes e saudáveis.

 

5. Esteja você ou não sentindo um desconforto dental, para garantir a sua saúde bucal certifique-se de marcar uma consulta com o seu dentista pelo menos durante os nove meses para um exame de rotina e limpeza, de preferência o quanto antes. A limpeza é importante para remover as placas bacterianas, as quais não podem apenas aumentar o risco de cavidades, mas também agravar os seus problemas de gengiva. Se você teve problemas de gengiva no passado, procure também o seu periodontista durante a sua gravidez.

 

Se você acredita que está com alguma cárie ou outro problema de dente ou de gengiva, marque uma consulta imediatamente com o seu dentista ou periodontista. A gengivite não tratada pode evoluir para uma condição mais grave, periodontite, a qual tem sido associada a uma variedade de complicações na gravidez. A cárie que não é higienizada ou outros problemas de dente que não são tratados também podem se tornar a fonte de infecções (e infecções não são boas para você ou para o seu bebê).

O que acontece se for necessário fazer um grande tratamento dentário durante a gestação? Com sorte, na maioria dos procedimentos dentários, a anestesia local será suficiente, e isso é seguro. Uma pequena dose de óxido nitroso (gás hilariante) também é seguro para se usar após o primeiro trimestre, mas a sedação mais grave deve ser evitada durante a gestação. Em alguns casos, pode ser necessário tomar algum antibiótico antes ou depois de um trabalho dentário. Verifique com o seu dentista a melhor forma de cuidar da sua saúde bucal durante a gravidez.