Os ácaros são aracnídeos muito pequenos, tão pequenos que muitas vezes, são invisíveis à olho nu.
Os ácaros pertencem à família dos aracnídeos porém são da subclasse Acarina ou Açari da mesma forma que os carrapatos.
Os ácaros alimentam-se essencialmente das células mortas da pele humana que encontram no pó doméstico e se alimentam também da umidade do ar. Estas condições encontram-se facilmente em camas, colchões e almofadas que são os locais favoritos dos ácaros. Todas as noites estamos várias horas em contacto com estas criaturas – mais nem sempre percebemos, pois cada pessoa possui um sistema imunológico diferente.
Por viverem livremente no solo e na água, os ácaros se proliferam rapidamente, como por exemplo, em um metro quadrado de tapete podem viver 100 mil ácaros.
Existem também os ácaros que vivem como parasitas em plantas e animais.
Mas, é possível controlar ou eliminar essas pequenas pestes?
Sim! O controle da reprodução desses pequenos inimigos da nossa saúde pode ser feita a partir de uma rigorosa higiene caseira, a começar pelos armários onde guardamos nossas roupas e sapatos, pois além de alergias respiratórias os ácaros podem causar alergias cutâneas como a dermatite atópica.
Os tipos de alergia respiratória variam desde asma à rinite.
Tudo é paliativo. O ideal é não ter ácaros. Esses pequenos animais ficam presos nas fibras dos tecidos, e os aparelhos não têm como removê-los dali. Os que produzem vapor quente conseguem matar os ácaros porque eles morrem a 60º. O problema, porém, é que o vapor umedece o tecido e, como não se consegue secar completamente o colchão, o carpete ou o estofado, depois de algum tempo a população de ácaros recomeça a crescer e aumentar muito. O ácaro vive mais ou menos cem dias e a fêmea coloca cerca de dois ovos por dia, portanto 200 durante a vida toda.
Fonte: Detetizacao.br