Clínica Geral

Saiba tudo sobre medir a temperatura corporal

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

Os termômetros são os instrumentos utilizados para medir a temperatura do corpo. Existem vários modelos e tipos de medidores disponíveis no mercado. Os eletrônicos costumam ter um mostrador digital e são os que oferecem resultado mais preciso.

No entanto, os mais comuns são os termômetros de mercúrio, que tem um ponteiro que sobe de acordo com a temperatura. Os locais para medir a temperatura corporal variam. Em geral, ela é medida nas axilas, embaixo do braço, na boca ou no reto. Existem algumas diferenças entre os produtos para medição do calor humano e em que local a temperatura é tirada.

medir a temperatura

Várias áreas do corpo e maneiras de medir a temperatura são usadas. Foto: iStock, Getty Images

Formas de medir a temperatura corporal

Por mais que não pareça, a mão é um medidor natural de temperatura. Ela é quem verifica a necessidade de aplicar um termômetro mecânico para obter um resultado mais preciso. O termômetro de mercúrio é o mais comum, composto por um bulbo com filete prateado. Seu uso é um pouco complicado.

Precisa ser sacudido até que o mercúrio atinja a marca abaixo dos 36º. Em seguida, ele é colocado em alguma parte do corpo para a leitura. Após 5 minutos, é retirado para verificação. Não são recomendados para uso em crianças, pois podem quebrar e contaminar com a substância interna do instrumento.

Atualmente, o termômetro mais utilizado para medir a temperatura é o digital. Ele é encontrado para venda em farmácias e bastante fácil de usar. Sua leitura é fácil e mais precisa que o instrumento de mercúrio. Costuma disparar um alarme quando a temperatura termina de ser medida, o que pode durar até 1 minuto.

A chupeta termômetro, o termômetro de ouvido, o termômetro de artéria temporal e as fitas para testas também são meios de indicação de temperatura, porém mais difíceis de encontrar, mais caros e menos eficientes.

Onde medir a temperatura

Os locais do corpo onde se pode medir a temperatura são diversos. Variando em precisão, eles indicam a incidência ou não de febre no organismo. O reto é o local que indica melhor a temperatura do corpo, com maior precisão. Como é um local que aponta calores mais altos, somente se considera febre após a marca dos 38ºC.

A marcação do calor retal não deve ser feita em crianças, sob risco de perfuração do intestino e outros acidentes.

A boca aponta bons resultados após a medição da temperatura. Quando utilizado o termômetro de forma oral, não se recomenda ingerir líquidos quentes ou frios por, no mínimo, 15 minutos antes.

Ele deve permanecer embaixo da língua e ser retirado após o tempo necessário. Termômetros de mercúrio não são indicados para crianças, pois elas podem morder. A temperatura bucal costuma apontar febre quando está acima dos 37,8ºC.

As axilas são o local onde mais se mede a temperatura do corpo. Apesar de não ser o meio mais preciso, costumam indicar um bom resultado. Para a medição, é necessário deixar a região embaixo do braço seca e não muito aquecida com roupas e cobertores. É considerada febre a temperatura acima de 37,2ºC.

Também se pode medir a temperatura no ouvido e na artéria temporal, porém esses locais são menos confiáveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!