Clínica Geral

Gardnerella: entenda como a doença afeta homens e mulheres

Por Redação Doutíssima 05/01/2015

A gardnerella (vaginalis ou mobiluncus) é uma bactéria que faz parte da flora vaginal. Ela se torna uma infecção quando há um desequilíbrio na sua produção, gerando uma multiplicação desordenada da substância.

O nome dado a essa infecção é vaginose bacteriana, e mesmo tendo origem nas mulheres, a gardnerella tem incidência também em homens.

gardnerella

Uso de preservativo nas relações sexuais é a melhor maneira de evitar a infecção. Foto: iStock, Getty Images

Gardnerella nas mulheres

Ela atinge de 20% a 80% das mulheres que têm vida sexual ativa. Suas principais causas são o estresse, a baixa imunidade, o uso de dispositivo ultra-interino (DIU) e as alterações hormonais, como o aumento da temperatura e umidade corpórea ou gravidez.

Os principais sintomas da gardnerella nas mulheres são corrimentos de cor amarela ou cinza; coceira intensa e incomum; bolhas na vagina; odor semelhante ao de peixe podre, principalmente em relações sexuais sem o uso de preservativos; e dor durante o contato íntimo.

Caso a mulher apresente um quadro de infecção no mesmo período por outras bactérias, inflamações no útero e nas trompas podem surgir. Se não for realizado o tratamento correto, isso poderá gerar um diagnóstico futuro de infertilidade.

Gardnerella em homens

A gardnerella é transmitida para homens por meio da relação sexual, sem o uso de camisinha, com mulheres contaminadas. A doença tem de 2 a 21 dias de incubação.

Embora alguns homens não apresentem nenhum sintoma, mesmo estando com o problema, há quatro características da doença masculina. São elas: inflamação no prepúcio, uretra ou glande; secreção amarela; coceira; e dor ao urinar.

Um fator que explica a menor contaminação por homens é a presença do líquido seminal masculino. Ele tem alta concentração de zinco e, por isso, impede a proliferação da bactéria.

O diagnóstico e o tratamento

A vaginose bacteriana é diagnosticada através do exame Papanicolau, conhecido também como pré-câncer. O procedimento deve ser realizado todos os anos por mulheres com vida sexual ativa, e em casos de resultados negativos por três anos seguidos, a paciente pode triplicar o prazo.

O Papanicolau consiste na coleta de material uterino para a realização de análise em laboratório. A realização é simples, e tem baixo custo, além de prevenir diversas doenças que ocorrem no útero das mulheres.

Tratar a infecção é fácil e rápido. O tratamento utiliza remédios antibióticos orais como Azitromicina, Metronidazol ou Secnidazol, ou pomadas que são aplicadas diretamente no órgão genital. Em incidências mais leves da infecção, a cura é espontânea. O próprio organismo expulsa as bactérias.

Prevenção contra a infecção

Você pode tomar alguns cuidados básicos para não ser contaminado pela gardnerella. Usar camisinha em todas as relações íntimas é a principal maneira de se proteger da infecção e também de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HPV, a AIDS, a Donovanose e a Sífilis.

Manter uma boa higiene contribui do mesmo modo. O uso diário de sabonetes neutros, com componentes próprios para manter o equilíbrio do PH natural, nas regiões genitálias externas ajuda a evitar o desequilíbrio da flora vaginal. Consumir alimentos com os nutrientes e vitaminas necessários para manter a imunidade do corpo alta é outro fator positivo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!