Com tantos produtos disponíveis no mercado com promessas de que ajudam a manter uma boa saúde fica difícil saber ao certo o que comer. Descubra quais são as chamadas gorduras do bem!
Atualmente, todo mundo sabe que devemos diminuir o consumo de gorduras saturadas, aquelas que contribuem, quando em excesso, para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Mas o que pouca gente sabe é que devemos aumentar o consumo das gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, as gorduras do bem, que ajudam a proteger o coração.
Conheça então as principais fontes de gorduras saturadas e de gorduras do bem:
Óleo de coco contém 86,5% de ácidos graxos saturados. Hoje é moda usá-lo para fazer tudo quanto é coisa, mas se você analisar a fundo existem outras opções muito melhores, mais benéficas e mais baratas no mercado. Para saber mais sobre o óleo de coco, clique aqui.
Outros alimentos ricos em gordura saturada são o óleo de palma (80%), chocolate amargo (75%), manteiga (65%) e carne bovina (45%). Outras fontes comuns são salgadinhos e doces a base de óleo de coco ou palma, leite integral e derivados, como, por exemplo, queijos amarelos.
Por outro lado, alimentos que contém principalmente ácidos graxos monoinsaturados devem ter seu consumo aumentado, são eles: abacate (82%), azeite (75%), óleo de canola (60%), amêndoas, nozes, castanhas, linhaça e chia (média de 65%) e o óleo de amendoim (50%).
Saiba mais:
Chá de hibisco: adeus às gorduras da barriga e quadris
EUA podem banir gorduras trans por riscos à saúde
Queimadores de gorduras prometem milagres, mas são perigosos. Entenda
Saiba quantos minutos de caminhada rápida são necessários queimar as gorduras de um cheeseburger
Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite
Óleo pode ter gorduras boas para o corpo, mas excesso faz mal à saúde